Sal em excesso pode causar câncer gástrico
O sal comum, utilizado diariamente no cozimento de alimentos e para temperar saladas, por exemplo, é um dos grandes causadores do câncer de estômago. O composto predispõe à ação que leva a um processo inflamatório que, se não tratado, pode se tornar crônico e desenvolver uma neoplasia maligna, informa o especialista em sistema digestivo, cirurgião da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Sidney Chalub. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde, 320 casos da doença devem ser registrados no Amazonas, durante todo o ano de 2013.
De acordo com ele, enquanto o recomendado por especialistas é a ingestão de até três gramas de sal ao dia, há pessoas que consomem mais que o triplo disto, comprometendo a saúde, já que o sal pode causar, ainda, doenças como a hipertensão arterial, que pode levar ao infarto e ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O tratamento, no caso do câncer de estômago, é apenas cirúrgico, com a retirada total ou parcial do órgão. Se a retirada for total, explica Chalub, o alimento segue direto para o intestino, onde é digerido, uma vez que o estômago serve apenas como armazenador. Neste caso, a pessoa tem que reduzir a quantidade de alimentos ingeridos, mas consegue levar uma vida quase que normal após o tratamento. As cirurgias, na rede pública do Amazonas, são realizadas na FCecon, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam).
Sidney Chalub alerta, no entanto, que o sucesso do tratamento está associado à descoberta do câncer em fase inicial, já que na forma tardia, as chances de cura acabam reduzidas. De acordo com o cirurgião, o ideal é reduzir a quantidade de sal nos alimentos ao mínimo, evitando assim problemas futuros.
O cirurgião, que tem mestrado em tumores de fígado, será um dos palestrantes do II Congresso Pan Amazônico de Oncologia, durante o qual temas como este serão debatidos. O evento, promovido pela FCecon, acontece entre os dias 27 e 30 de novembro, no Manaus Plaza Centro de Convenções, localizado na avenida Djalma Batista, Zona Centro-Sul de Manaus. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site www.panamazonicodeoncologia.com.br. Paralelo ao evento serão realizados o II Congresso de Enfermagem Oncológica da Região Amazônica, a IV Jornada de Radiologia, a I Jornada de Anestesiologia e a I Jornada Amazonense de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos. O congresso oferece 1,2 mil vagas para congressistas. Além dos profissionais do Amazonas, convidados de outros estados brasileiros também irão participar, conduzindo parte das 90 palestras programadas. A programação está disponível no site.
Publicado em: 22/10/2013.