Restam apenas 100 vagas para o 3o Congresso Pan Amazônico de Oncologia
A 3a edição do Congresso Pan Amazônico de Oncologia, promovido pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), entre os dias 11 e 14 deste mês, no Hotel InterCity Premium Manaus – rua Marciano Armond, Adrianópolis, zona Centro-sul -, trará novidades práticas e científicas, como a apresentação de estudos de casos e pesquisas oncológicas no Brasil, além de novas técnicas de tratamento nos mais diversos campos. De acordo com o diretor-presidente da Fundação, pneumologista Edson de Oliveira Andrade, as inscrições podem ser feitas no local do evento, restando apenas 100 vagas disponíveis. A programação completa está no site www.panamazonicodeoncologia.com.br .
O congresso agrega três outras atividades, que acontecerão simultaneamente: o I Workshop de Radiologia, o III Congresso de Enfermagem da Região e o I Congresso Multidisciplinar de Oncologia em Cabeça e Pescoço. São cerca de 140 opções, entre palestras, mesas redondas, apresentações orais de resultados de pesquisas, entre outros, e tendo como público-alvo profissionais e acadêmicos da área da saúde. Os preços praticados nos dias do evento serão promocionais.
Colorretal
Um trabalho tratado como ‘o ponta pé inicial´ para o estudo dos genes relacionados ao câncer de colorretal em pacientes da região será apresentado na ocasião. A análise partiu de casos tratados na FCecon, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam) que está à frente do evento.
O estudo sobre câncer colorretal é tem os seguintes autores: Fabiana Greyce Oliveira Almeida, Priscila Ferreira de Aquino, Afonso Duarte Leão de Souza, Antonia Queiroz Lima de Souza, Sonia do Carmo Vinhote, Thaís Messias Mac-Cormick, Marcelo Soares da Mota Silva, Sidney Raimundo Silva Chalub, Juliana de Saldanha da Gama Fischer, Paulo Costa Carvalho e Maria da Glória da Costa Carvalho.
Com o título “Padrões de metilação de DNA em pacientes portadores de câncer de colorretal em Manaus, Brasil”, a pesquisa concluiu que pessoas portadoras de quatro tipos de genes específicos, têm maior probabilidade de desenvolver a doença, frisou o especialista em tumores digestivos da FCecon, cirurgião Sidney Chalub. De acordo com ele, o estudo foi desenvolvido em parceria coma Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Paic
Outros trabalhos cujas apresentações estão programadas para o Pan Amazônico foram premiados durante a Semana Científica da FCecon, e elaborados no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), que recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam). São quatro no total e um deles aponta a desinformação das mulheres amazonenses sobre os fatores de risco do câncer de colo uterino, o mais incidente entre a população feminina do estado. O objetivo do trabalho é mostrar a importância da informação e da orientação sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.
De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Dra Kátia Luz Torres, além das atividades, oito stands situados no hall do hotel farão a exposição de produtos de saúde. Um deles fará o lançamento oficial dos kits de autocoleta de preventivos, testados em mulheres no município de Coari de forma pioneira e que facilita às mulheres a realização do exame que pode detectar a presença do HPV e, consequentemente, contribuir com a prevenção do câncer de colo uterino.
Segundo Kátia Torres, o estudo fez parte da dissertação de mestrado da aluna da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Josiane Montanho Mariño, desenvolvido em parceria com a FCecon. “Apresentamos o resultado no Congresso Internacional de HPV, em Lisboa, no mês de setembro, e fomos premiados como o melhor trabalho de apresentação oral dos países de língua portuguesa”, comentou.