Quarta Científica da FCecon vai abordar alternativas para reduzir casos de câncer de colo de útero
A próxima Quarta Científica da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), no dia 22 (quarta-feira) de maio, vai abordar o câncer de colo de útero, que mata 23 mulheres por mês no Estado, e as alternativas de combate à doença.
O evento será das 19h às 21h, no auditório Dr. João Baldino, no 3º andar da Fundação (na rua Francisco Orellana, nº 215, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam).
Com o tema “Câncer de colo de útero: por que e como temos que dar um tiro para a lua (alcançar o impossível)?”, a palestra será ministrada pela pesquisadora e diretora de Pesquisa e Ensino (DEP) da FCecon, Kátia Luz Torres.
“Nós estamos vivendo um momento muito dramático. E, com essa epidemiologia absurda, com números altos, o Amazonas infelizmente fica na frente; é o Estado do Brasil que tem a maior quantidade de casos. O que é lamentável é que é uma doença prevenível”, afirma Kátia Luz Torres, destacando que o Brasil não consegue controlar a doença há muitos anos.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no biênio 2018/2019, estima-se para o Brasil 16.370 casos novos de câncer de colo uterino, uma taxa bruta de 15,43 a cada 100 mil mulheres. Para o Amazonas, estima-se cerca de 840 casos novos de câncer de colo uterino, uma taxa bruta de 40,97 a cada 100 mil mulheres. Desses casos novos do Estado, cerca de 640 serão mulheres residentes em Manaus.
Alcançar o impossível – A escolha do tema do evento busca justamente mostrar, segundo a diretora, que é possível mudar o cenário no Amazonas, desde que sejam tomadas ações que envolvem educação, comprometimento político da gestão e o uso de novas tecnologias.
A palestra, que é gratuita e aberta a qualquer pessoa interessada no assunto, tratará principalmente do se propõe como alternativa tecnológica para reduzir o número de casos de câncer do colo de útero, tendo como modelo países que hoje já falam em erradicação da doença, como a Austrália.
Inscrições – As inscrições para a Quarta Científica são gratuitas e podem ser feitas pelo número 3655-4703, na Diretoria de Ensino e Pesquisa da Fundação.
Das 112 vagas disponibilizadas pela organização do evento, em torno de 70 ainda estão abertas ao público. Quem comparecer à palestra vai receber declaração de participação. A Quarta Científica ocorre mensalmente, na penúltima quarta, tratando sobre temas voltados à Oncologia.
Texto: Laís Motta / FCecon