Primeiro dia da Jornada Científica do PAIC/FCECON teve apresentação de projeto sobre câncer de laringe

Dr. Edson Andrade corrobora a importância da parceria entre FCECON e FAPEAM.

No Brasil, 25% dos tumores malignos com localização na área denominada pela medicina de “”cabeça e pescoço”” são de laringe, o que coloca este tipo de câncer como o mais prevalente nesta parte do corpo.

O dado motivou o desenvolvimento de uma pesquisa sobre o tema e o projeto, de autoria da estudante do 10º período de medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Jenifer Morais de Melo, foi avaliado pela primeira vez na manhã desta quarta-feira (07/03), por uma banca de doutores convidados a participar da 1ª Jornada Científica do PAIC/FCECON, que segue até a tarde de amanhã.

O Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) foi implantado na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON) em julho passado, e os 23 projetos selecionados para serem desenvolvidos, por meio de bolsas cedidas pela Fundação de amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), têm o prazo de 12 meses para serem concluídos.

Durante esta primeira avaliação feita por uma banca de seis doutores convidados pelo Departamento de Ensino e Pesquisa da FCECON, o saldo foi considerado positivo. À exceção de algumas observações feitas pelos especialistas com o objetivo enquadrar os projetos às normas vigentes, as apresentações ocorreram dentro do tempo esperado.

A acadêmica escolhida para abrir o ciclo de apresentações da primeira turma inserida no PAIC na FCECON, Jenifer Morais de Melo, tem como orientador o pneumologista e diretor-presidente da FCECON, Dr. Edson de Oliveira Andrade. No trabalho denominado “”A curva de sobrevivência de pacientes portadores de câncer de laringe diagnosticados no serviço de endoscopia da FCECON no período de 1994 a 2003″”, a estudante destaca os fatores de risco, diagnóstico e tratamento do câncer de laringe, doença que acometeu recentemente o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Conforme informações contidas no projeto de pesquisa, este tipo de neoplasia é mais comum entre os homens, sendo sete casos entre o sexo masculino para cada caso registrado em mulheres. Ela destaca, ainda, que no Amazonas, a doença é mais comum em trabalhadores da área de construção civil, já que inalam substâncias como pó de cimento, entre outras.

Entre os fatores de risco apresentados na pesquisa estão o tabagismo e o refluxo gastresofágico (refluxo de conteúdo alimentar presente no estômago para o esôfago). Já os sintomas mais comuns são disfagia (dificuldade de engolir), odinofagia (deglutição dolorosa), disfonia (enfraquecimento da voz) e a dispnéia (dificuldade de respirar).

A jovem pesquisadora explica que o diagnóstico precoce é a maior garantia de cura e redução dos riscos de seqüela. Para diagnosticar este tipo de câncer, por sua vez, são utilizados métodos como a laringoscopia direta ou a indireta. Os dois exames possibilitam a observação da laringe de ângulos privilegiados. O tratamento é feito a partir da radioterapia (para a redução do tumor), quimioterapia e, em casos onde o tumor está em estado mais avançado, a cirurgia para a retirada do mesmo. “”O ponto principal considerado neste caso é a preservação da voz””, comentou Jenifer Morais.

Objetivo

O principal objetivo do estudo, de acordo com ela, é analisar a sobrevida dos pacientes associada ao tipo de tratamento pelos qual cada um passa. Para tanto, foram analisados prontuários de 251 pacientes diagnosticados por meio de biópsia no hospital, os quais passaram pelo Serviço de Endoscopia da FCECON. A expectativa é que sejam levantados dados atuais de pelo menos cem deles.

“”Trata-se de um estudo de curva de sobrevivência. Com os dados, poderei elaborar uma campanha de conscientização sobre os sintomas””, relata a futura médica, completando que a ação poderá instigar a população a buscar ajuda profissional, contribuindo para o aumento no número de diagnósticos precoces no Estado.

Parceria

Na ocasião da abertura do evento, o diretor-presidente da FCECON, Dr. Edson de Oliveira Andrade, destacou a importância da parceria entre a FCECON e a FAPEAM no que diz respeito à iniciação científica na unidade hospitalar. Ele ressaltou, ainda, que a pesquisa na área oncológica “”é a ponta do avanço na área da medicina”” e acrescentou que a fundação passa, atualmente, por um crescimento na capacitação de seus servidores.

“”Este é o primeiro resultado do esforço na iniciação científica na FCECON e quem vem na frente tem uma série de responsabilidades””, disse, referindo-se aos novos pesquisadores. O diretor corrobora, ainda, que o sucesso dos trabalhos habilita a unidade hospitalar a pleitear a ampliação do projeto, inserindo cada vez mais estudantes neste contexto. O PAIC, na FCECON, é coordenado pelo Departamento de Ensino e Pesquisa.

Outros projetos avaliados

Ao todo, 17 projetos foram avaliados no primeiro dia da Jornada Científica PAIC/FCECON. Foram eles: “”Achados ultrassonográficos dos pacientes submetidos à biópsia de próstata na FCECON no período de agosto de 2011 a agosto de 2012 (autora: Ana Carolina Scariot)””, “”Complicações das biópsias de próstata guiadas por ultrasonografia em pacientes atendidos na FCECON no período de agosto de 2011 a julho de 2012 (autor: Ronan Hoffman Barbosa Ramos)””, “”Auto-exame de mama e o tempo para a busca da assistência no serviço de saúde de referência na cidade de Manaus-AM (autora: Valéria Pacheco Dias)””, “”Análise do perfil epidemiológico e sobrevida de pacientes portadores de carcinomas de células escamosas na língua e assoalho bucal (autora: Luciana Rocha Strieder)””, “”Estudo epidemiológico de infecções oportunistas na cavidade bucal de pacientes em tratamento radioterápico na região de cabeção e pescoço na FCECON (autor: Victor Bernardes Barroso da Costa)””, “”Farmacoterapia no controle da dor pós-operatória: uma análise retrospectiva em hospital de referência no tratamento do câncer na Amazônia Ocidental (autor: Jerocílio Maciel de Oliveira Júnior)””, “”Avaliação da função cognitiva de pacientes oncológicos em uso de opióides admitidos na unidade de urgência da FCECON (autora: Renata Lobato da Silva)””, “”Epidemiologia da Doença de Hodgkin na FCECON no período de 2006 a 2010 (autora: Natacha Maria do Nascimento Velente)””, “”Prevalência da síndrome metabólica em pacientes com câncer de mama na FCECON (Nilufar Zeimarani Nurani)””, “”Uso de acitrefina no pré-operatório de câncer de pênis para redução de massa tumoral (autora: Fatimaline Gurgel de Souza Aveline)””, “” Estudo prospectivo randomizado multiinstitucional comparado às técnicas de prostatectomia radical retropúbica e laparoscópica (autora: Larissa Pires de Oliveira)””, “”Estudo multiinstitucional prospectivo randomizado comparando linfadenectomia inguial convencional versus linfadenectomia inguial vídeo endoscópica no tratamento de tumor de pênis invasivo (autora: Paula Barros Pereira)””, “”Avaliação de pacientes com câncer de próstata localizado submetidos a prostatectomia radical retropúbica utilizando-se de lupa cirúrgica. Há melhora da função erétil pós-operatória? (autora: Tuane de Almeida Pinto)””, “”Estudo de candidemias em pacientes internados na FCECON no período de agosto de 2011 a janeiro de 2012 (autor: Yago Brandão de Lima)”” e “”Correlação entre os achados ultrassonográficos e histológicos das pacientes submetida a corebiopy de mama atendidos na FCECON no período de agosto de 2011 e agosto de 2012″”. Amanhã, outros seis projetos serão apresentados à banca.

Publicado em: 07/03/2012