Pesquisas na FCecon fortalecem estrutura do Laboratório de Patologia

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) recebeu, no dia 9 de abril, materiais para reforçar a estrutura do Laboratório de Patologia da instituição. A aquisição foi realizada por meio do projeto de doutorado da mastologista da Fundação, Hilka Espírito Santo, que estuda infecções sexualmente transmissíveis e Papilomavírus Humano (HPV) em detecção de lesões precursoras para câncer de colo do útero em mulheres privadas de liberdade de Manaus.

Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa (DEP) da Fundação, farmacêutica-bioquímica Kátia Torres, o projeto conseguiu obter recursos ao ser submetido ao Programa Universal Amazonas.

“Com o recurso, conseguimos executar o projeto e promover benefícios na estruturação do Laboratório de Patologia, com melhorias de qualidade dos processos de análise de lâminas e histopatológicas. Na oportunidade, agradeço a parceria do patologista Maiko Ramos, que nos auxiliou na aquisição”, disse Torres.

Materiais – Foram adquiridos insumos para organização e rastreabilidade de parafinas, arquivo de lâminas, corantes de alta qualidade, além de microscópio com sistema de captura de imagens e TV que permite a visualização dessas imagens com vários usuários no mesmo ambiente, promovendo discussão técnica e do conhecimento, e o treinamento da equipe.

Na avaliação do gerente do Laboratório de Patologia da FCecon, médico patologista Helber Alagia, “o importante contato estreito entre a Diretoria de Ensino e Pesquisa e o Laboratório de Patologia tem gerado importantes benefícios e melhorias para o setor e para toda a Fundação Cecon”.

 

Texto: Laís Pompeu/FCecon

Foto: Divulgação/FCecon