Pan Amazônico de Oncologia terá cerca de 140 palestras em diversas áreas da saúde

Cerca de 140 atividades, entre palestras, discussões e mesas redondas, estão programadas para o III Congresso Pan Amazônico de Oncologia, que ocorre entre os dias 11 e 14 de novembro, no Hotel InterCity Premium Manaus – rua Marciano Armond, Adrianópolis, Zona Centro-Sul -, sob a coordenação da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Trata-se do maior evento da área no Norte do País, e que agrega também o I Workshop de Radiologia, o III Congresso de Enfermagem da Região e o I Congresso Multidisciplinar de Oncologia em Cabeça e Pescoço, todos acontecendo simultaneamente no local.

De acordo com o diretor-presidente da FCecon, pneumologista Edson de Oliveira Andrade, mais de 20 palestrantes de unidades de saúde de referência no tratamento do câncer em todo o País estão confirmadas para o evento, além de dezenas de profissionais do Amazonas. “Instituições como o Hospital de Barretos, AC Camargo, USP (Universidade de São Paulo), Inca (Instituto Nacional do Câncer) e Fundação de Oncologia de São Paulo estarão representadas no Congresso Pan Amazônico, que trará à tona assuntos como a atualização de protocolos de atendimento e avanços em diversas áreas da oncologia”, frisou.

A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Dra. Kátia Luz Torres, reforça que as inscrições estão abertas, pelo site www.panamazonicodeoncologia.com.br e destaca o leque de opções de interesse a todas as áreas da saúde que estarão disponíveis no congresso. “Áreas como as de fisioterapia, farmácia, biomedicina, odontologia, fonoaudiologia, nutrição e enfermagem terão temas específicos a serem apresentados no evento, assim como as várias vertentes da medicina, englobando o segmento clínico e também o cirúrgico. Temos um conteúdo científico de alta qualidade, com abordagens terapêuticas e cirúrgicas, não esquecendo das áreas do diagnóstico e da prevenção ao câncer”, destacou.

Algumas palestras estarão voltadas à neurologia, especialidades de cabeça e pescoço, terapia da dor e cuidados paliativos, cirurgia oncológica, oncologia clínica e genética – esta última com a apresentação de um trabalho sobre o diagnóstico de agentes infecciosos que provocam alterações nos genes. “Outro trabalho que vamos apresentar no Congresso será o que avaliou a utilização de kits de autocoleta de preventivos no município de Coari. Foi o primeiro no âmbito da região Norte a utilizar esta tecnologia, que facilita às mulheres a realização do exame que pode detectar a presença do HPV e, consequentemente, contribuir com a prevenção co câncer de colo uterino, o mais incidente entre as mulheres no Estado”, explicou.

Segundo Kátia Torres, o estudo fez parte da dissertação de mestrado da aluna da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Josiane Montanho Mariño, desenvolvido em parceria com a FCecon. “Apresentamos o resultado no Congresso Internacional de HPV, em Lisboa, no mês de setembro, e fomos premiados como o melhor trabalho de apresentação oral dos países de língua portuguesa”, comentou.