Pacientes pediátricos em tratamento contra o câncer participam de evento alusivo ao Dia das Crianças na FCecon
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), realizou, nesta sexta-feira, 14, uma atividade comemorativa, alusiva ao Dia das Crianças, celebrado na última quarta-feira, 12. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre crianças e adolescentes em tratamento na instituição, familiares, voluntários e profissionais. A programação faz parte do cronograma que visa reforçar a Política Nacional de Humanização (PNH) no âmbito da unidade hospitalar, destacou o diretor-presidente da Fundação, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci.
O evento ocorreu durante os horários da manhã e da tarde, no auditório do terceiro andar da instituição, com uma vasta programação, que incluiu apresentações musicais de artistas, de palhaços, do grupo de animação hospitalar Rei David e com a participação de voluntárias da ONG Rede Feminina de Combate ao Câncer e de acadêmicos do curso de pedagogia da Faculdade Estácio, que desenvolvem na unidade de saúde, há alguns meses, o projeto Pedagogia Hospitalar.
Para a artesã Edcleia Ferreira de Assis, mãe da pequena Júlia de Assis Silva, de seis anos, as atividades lúdicas ajudam a enfrentar a doença e levam mais esperança aos pacientes. “Há um ano e quatro meses, minha filha de seis anos descobriu que estava com um câncer ósseo invasivo. Ela iniciou o tratamento e apresentou bons resultados. Agora, espero que ela entre na fase de acompanhamento. O tratamento é bem difícil e esses momentos fazem muita diferença na vida dela”, comentou.
Durante a atividade lúdica, brindes e lanches doados por parceiros e colaboradores, foram distribuídos. Além da enfermagem, os Departamentos de Psicologia, de Prevenção e Controle do Câncer, de Nutrição e a Associação dos Servidores da FCecon (AsFCecon), contribuíram para o evento. Pacientes pediátricos oncológicos auxiliados pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), também estiveram presentes. A maioria com residência fixa fora de Manaus, e que procurou a capital para receber tratamento especializado na FCecon, unidade de referência no diagnóstico e tratamento do câncer na Amazônia Ocidental.
A chefe do Serviço de Enfermagem da Fundação, enfermeira Almira Silva, explicou que eventos como esse contribuem para a recuperação das crianças que lutam contra o câncer, além de fortalecer o vínculo entre profissionais da saúde, pacientes e familiares, já que, inevitavelmente, eles passam a conviver no mesmo ambiente após o início do tratamento. “A relação entre a enfermagem e os pacientes, em especial os pediátricos, ultrapassa os muros do hospital. Como passamos muito tempo juntos e acabamos compartilhando alegrias e tristezas, nos tornamos uma família, e achamos importante os momentos de confraternização, que trazem alegria e mais leveza ao ambiente hospitalar”, destacou.