Na FCecon, curso aborda prevenção e tratamento de feridas oncológicas
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, nesta quarta (13/09) e quinta-feira (14/09), um curso de prevenção e tratamento de feridas ocasionadas pelo câncer. A capacitação visa atualizar informações e conhecimento dos servidores, para aprimorar o atendimento no hospital.
O curso é organizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e ocorre anualmente no hospital, que é referência para o tratamento oncológico no Amazonas.
Feridas oncológicas
O câncer pode ocasionar, em casos mais avançados, feridas complexas, fétidas e dolorosas, com alta carga bacteriana. Há também as feridas resultantes de cirurgias de grande porte.
“O paciente oncológico, por vezes, tem lesões características da doença, como lesões necróticas, vegetantes e exsudativas, ou seja, que têm muita secreção. E, às vezes, essas lesões levam meses para serem tratadas. Daí a importância dos profissionais de saúde terem conhecimento para tratar da melhor maneira possível esse tipo de lesão”, afirma a médica da CCIH, infectologista Sílvia Souza.
Capacitação
Nesta quarta (13/09) e quinta-feira (14/09), os servidores da FCecon têm acesso a um curso sobre a prevenção e o tratamento das lesões de pele ocasionadas pelo câncer. A capacitação aborda várias orientações aos profissionais de saúde em como realizar a assistência ao paciente nos casos de feridas complexas, que são rotineiros na FCecon.
O curso faz parte de uma série de atividades anuais do NSP e da CCIH, visando a saúde e segurança dos pacientes oncológicos.
Temas
A estrutura e função imunológica da pele; fisiopatologia do processo cicatricial e classificação das feridas: enfermeira Iraneide Mafra
Técnicas assépticas de curativos, o processo de limpeza e preparo do leito das feridas e coleta de material para laboratório: enfermeira Jéssica Benício
Cuidados com estomias e lesões cutâneas periestomais: enfermeiro Ricardo Pinto
Estudo de caso: Comissão de Cuidados com a Pele (CCP)
Uso de soluções anti-sépticas, coberturas primárias e secundárias em feridas oncológicas: enfermeiro Italo Cruz
Tratamento e prevenção de lesão por pressão: enfermeira Ilda Cavalcante
Tratamento de feridas infectadas, abordando o gerenciamento e avaliação de exsudato: enfermeiro Ciro da Mata
Texto: Laís Pompeu/FCecon
FOTOS: Ludmila Dias, Dreyceane Soares e Laís Pompeu/FCecon