Mais seis profissionais iniciam residência médica na FCecon
Mais seis médicos iniciam o Programa de Residência Médica da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), nesta quinta-feira (06/03). O acolhimento ocorreu no auditório Dr. João Batista Baldino, 3º andar do hospital.
O programa de residência médica é realizado por meio de convênio entre as Comissões Estadual (Cermam) e da FCecon (Coreme), conforme estabelecido pelos Ministérios da Educação e da Saúde, para formação e capacitação de profissionais médicos.
Desde a criação do Programa de Residência Médica, em 2004, a Fundação Cecon formou 80 médicos especialistas. No último 21 de fevereiro, a unidade realizou a formatura de mais sete médicos.
Mão de obra qualificada
A Fundação Cecon tem um importante papel na qualificação de mão de obra, destaca a diretora de Ensino e Pesquisa, Kátia Torres.
“A Fundação Cecon tem um propósito, entre tantos outros, de formar especialistas na área médica, especialidades que são todas importantes para o atendimento multidisciplinar do paciente com câncer. Assim, conseguimos oferecer esses profissionais não só para o Amazonas, mas para outros estados do Brasil”, disse Torres.
Residentes
Os profissionais Thiago Bandeira e Pedro Henrique Aguiar iniciam a residência em Anestesiologia. Os médicos Fidelis Henrique Gouvea e Pamily Hadassa Freitas, em Cirurgia Oncológica. Já Maria Gabriela de Moraes e Lucas Jesus Ikeda iniciam a residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
TEXTO: Laís Pompeu/FCecon
FOTOS: Mariana Monteiro/Estagiária FCecon