Governo do Amazonas lança campanha de vacinação contra o HPV

O Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus lançaram, na manhã desta sexta-feira (09/08), a Campanha Estadual de Vacinação contra o HPV na capital. O evento aconteceu na Escola Municipal Maria do Carmo Rebello de Souza, localizada no bairro São José II, zona leste.

No sábado, dia 10, o governador Omar Aziz esteve no município de Borba (distante 150 km de Manaus), para o evento que marcou a abertura da campanha para os 61 municípios do interior do Estado.

O Amazonas é o primeiro Estado brasileiro a oferecer, gratuitamente, na rede pública de Saúde, a vacina contra o HPV, o vírus causador do câncer de colo de útero. Trata-se do tipo de câncer com a maior prevalência no Amazonas entre as mulheres.

O público-alvo da campanha são meninas na faixa etária de 11 a 13 anos. A estimativa é de que 116,5 mil adolescentes, nascidas entre 2000, 2001 e 2002, estejam nesta faixa-etária no Amazonas. A meta da campanha é imunizar, no mínimo, 80% desta população prioritária.

O programa de imunização contra o HPV foi anunciado pelo governador no Dia Internacional da Mulher, em maio deste ano, e instituído através de Lei, passando a integrar as ações de prevenção ao câncer do colo do útero, que tem alta incidência no Estado.

“Estamos dando um passo importantíssimo na prevenção e, quem sabe, na erradicação desta doença no futuro no nosso Estado. Como em todas as demais campanhas de vacinação, estamos conclamando os pais e responsáveis a se juntarem às equipes de saúde com o objetivo de garantirmos uma ampla cobertura vacinal nas três fases da campanha”, disse Omar Aziz. Reforçando a importância da vacinação das meninas, o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, ressalta que o câncer do colo do útero mata 190 mulheres a cada ano no Amazonas e é responsável pelo adoecimento de 650 mulheres, anualmente, no Estado.

“A vacina que será utilizada combate diretamente os dois principais tipos do HPV que produzem o câncer do colo do útero e, de forma cruzada, mais duas formas do vírus, também associadas à doença, além de ter como vantagem em relação a outras vacinas existentes no mercado, o fato de possuir, na sua fabricação, um tipo da substância conhecida tecnicamente como adjuvante, que aumenta o potencial de imunização da vacina”, disse Alecrim.

Publicado em: 12/08/2013.