Gamma encerra participação no Outubro Rosa
O Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma) realizou, nesta sexta-feira (26/10), no Ambulatório da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), o encerramento das atividades programadas para o ‘Outubro Verde e Rosa’, ocasião em que comemorou também o aniversário de três anos da Organização Não Governamental (ONG), a qual possui, hoje, cerca de 50 colaboradoras voluntárias.
Embora o movimento símbolo do combate ao câncer de mama seja conhecido mundialmente como Outubro Rosa – o qual no Amazonas é coordenado pela FCecon, por meio do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) -, o Gamma inseriu a palavra “Verde” para definir o conjunto de atividades realizadas no mês, já que as cores oficiais da ONG são o verde e o rosa.
Durante o evento de hoje, além da leitura de mensagens de estímulo à luta contra a doença, a presidente do Gamma, Oriona Ohse, aproveitou a ocasião para parabenizar a direção do hospital pelos 38 anos de fundação da instituição, comemorado no último dia 24.
Oriona, que é paciente da FCecon há 12 anos, falou da importância da prevenção a doença e doou, durante o evento, próteses artesanais produzidas por ela mesma, além de próteses mamárias de silicone, fruto de doação.
Otimista, ela comemorou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Gamma com convidados do grupo Amigos da Saúde – o qual auxilia no atendimento a pacientes com base na política de humanização do SUS (Sistema Único de Saúde) -, e integrantes do Godllywood, da Igreja Assembléia de Deus, que além de apresentação musical com cânticos religiosos, também passaram mensagens de apoio a cerca de 200 pacientes e acompanhantes presentes na comemoração. Ao final, como de praxe, houve distribuição de lanche e brindes.
Encerramento oficial
O Outubro Rosa será encerrado oficialmente na próxima terça-feira (30/10), com ‘pedalada’ realizada pelo grupo ciclístico Pedala Manaus. A concentração ocorre às 19h no Parque dos Bilhares (avenida Constantino Nery), com saída programada para 20h. Será percorrido um trecho de 14 quilômetros, até o igarapé do Mestre Chico, próximo à área central de Manaus. ONGs e população como um todo estão convidados a participar.
Publicado em: 29/10/2012