Fundação Cecon qualifica servidores para aprimorar assistência em enfermagem oncológica

Orientar e capacitar os servidores e prevenir eventos adversos relacionados à assistência ao paciente oncológico. Esses são os objetivos dos treinamentos realizados na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio do setor de Educação Permanente.

No último dia 27 de setembro, o setor finalizou mais um treinamento com profissionais de enfermagem que atuam no 5º, 6º, 7º, 8° e 9º andares, áreas de internação onde os pacientes com necessidades clínicas e cirúrgicas permanecem internados. O treinamento abordou ações de enfermagem em caso de derramamento de quimioterápicos.

“É muito importante que a equipe de enfermagem que atua em áreas de risco, em uso de quimioterápicos antineoplásicos, tenha conhecimento e saiba como agir em caso de derramamento”, destacou a enfermeira Débora Napoleão, do setor de Educação Permanente. Além das orientações dadas presencialmente às equipes, um vídeo foi disponibilizado aos servidores com orientações.

Segundo Débora Napoleão, o hospital possui condutas determinadas para cada evento adverso, como em caso de derramamento de quimioterápico, para impedir e evitar a contaminação do ambiente e de pessoas.

Capacitações

O objetivo do setor de Educação Permanente, que é ligado ao Departamento de Enfermagem da FCecon, é capacitar e orientar os servidores com atualizações acerca das funções que desempenham na assistência oncológica.

Conforme a enfermeira Edilane Porto, que também atua nas ações, o setor programou uma nova rodada de treinamentos sobre os cuidados de enfermagem com ostomias intestinais e urinárias, que vai ser realizada nos dias 8 a 10 de outubro, na FCecon.

Os cursos são totalmente gratuitos e voltados aos profissionais de enfermagem que atuam na FCecon.

 

TEXTO: Laís Pompeu/FCecon

FOTOS: Divulgação/FCecon