Funcionárias e pacientes participam de ação alusiva ao Dia das Mães na FCecon


Na semana que antecedeu o Dia das Mães, comemorado no último domingo, 11 de maio, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), em parceria com a Associação de Servidores da instituição (AsFCecon), promoveu uma série de atividades voltadas aos funcionários, pacientes e acompanhantes. Cerca de 300 pessoas participaram da programação, que teve até sorteio de brindes para as mamães.


As atividades iniciaram com a oferta gratuita de exames preventivos para as funcionárias do hospital, os quais totalizaram 25. O exame, que deve ser realizado anualmente, ou a cada dois anos, dependendo da necessidade, serve para detectar precocemente o câncer de colo uterino – tipo da doença de maior incidência entre as mulheres no Amazonas -, ou, ainda, lesões precursoras à doença. A coleta do material ocorreu na própria FCecon, com o apoio da Actus, empresa que atua na área da medicina do trabalho.


Também foram oferecidos, durante dois dias, testes de glicemia, de pressão arterial e cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal) – indicador criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que serve para definir, de maneira simples, se um indivíduo está no seu peso ideal, com sobrepeso ou sofrendo de obesidade. A atividade foi desenvolvida em dois andares do hospital. Mais de 70 pessoas aderiram.


No auditório, voluntárias de uma empresa privada promoveram uma manhã de beleza e relaxamento às funcionárias, com corte de cabelo, escova, maquiagem, penteados e massagem gratuitos. Participou da ação uma equipe multiprofissional, que registrou cerca de 100 atendimentos. Finalizando a programação da AsFCecon, houve distribuição de lanches e sorteio de brindes, parte deles doados por uma Organização não Governamental (ONG).


Já no Ambulatório da FCecon, o Serviço de Psicologia promoveu uma celebração religiosa com a presença de membros da Igreja Rainha dos Apóstolos, localizada no Dom Pedro, Zona Centro-Oeste da capital. Em seguida, cerca de 100 pessoas participaram da entrega de lanches oferecidos aos pacientes e acompanhantes.


A programação foi encerrada com sessões de musicoterapia nas enfermarias da unidade hospitalar, para pacientes impossibilitados de acessarem o ambulatório. Munido de violão e teclado, um grupo de voluntários de várias igrejas evangélicas de Manaus percorreu todos os andares do hospital, na manhã de sexta-feira (9), promovendo momentos de confraternização entre funcionários e pacientes.


Publicado em: 12/05/2014