FCecon tem três novos médicos residentes

Foram apresentados, nesta sexta-feira (02/03), no auditório da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), os três novos médicos residentes que ingressaram nos Programas de Cancerologia Cirúrgica (2) e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (1) – credenciado este ano pelo Ministério da Educação (MEC). Eles foram aprovados no processo seletivo realizado no início do ano pela Comissão Estadual de Residência Médica (Cermam), vinculada à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Na ocasião, estiveram presentes o diretor-presidente da unidade hospitalar, Dr. Edson de Oliveira Andrade, bem como os diretores administrativo e técnico, Israel Escada e Ademar Carlos. Andrade destacou que os novos profissionais são o futuro da oncologia e agradeceu a confiança depositada na instituição. Ele também falou sobre as peculiaridades do hospital, que hoje é considerado referência em tratamento de câncer em toda a Amazônia Ocidental.

Com eles os três médicos recebidos hoje, um total de seis residentes integra os três programas oferecidos pela unidade hospitalar – o terceiro deles é o de Cancerologia Clínica -, segundo informações da Diretoria de Ensino e Pesquisa da fundação. Os novos membros em Cancerologia Cirúrgica são: Carlo Javier Valdívia Sanz, graduado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e que cursou Cirurgia Geral na Fundação Adriano Jorge, em Manaus, e Ednaldo Souza da Silva, graduado no Instituto Superior de Ciências Médicas de Villa Clara – Serafim Ruiz de Zarate Ruiz -, em Cuba, e cursou cirurgia geral (pré-requisito para o programa) na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre).

O terceiro e único ingresso no Programa de Cirurgia de Cabeça e Pescoço é Raimundo Monteiro Maia Filho, também graduado pela UEA e ex-aluno de cirurgia geral do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), na capital amazonense. A apresentação dos alunos foi feita pelo mestre em cirurgia de cabeça e pescoço, o otorrinolaringologista Joacy Azevedo, que ocupa o cargo de supervisor da Residência Médica da FCecon. Os Programas de Cancerologia Cirúrgica (2) e Cirurgia de Cabeça e Pescoço são aplicados durante três e dois anos, respectivamente, e totalizam 2.880 horas/aula/ano.

Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa a FCecon, Dra. Kátia Luz Torres, durante a reunião sucedida por um almoço de boas-vindas aos novos médicos, eles foram apresentados à direção da instituição e tiveram acesso a informações sobre o funcionamento da mesma. “”Esses médicos entrarão na rotina do hospital, atuando na prática com o auxílio de preceptores, e também terão que apresentar trabalhos científicos nas respectivas áreas de atuação no decorrer da especialização””, ressaltou. As preceptorias serão feitas pelos médicos-cirurgiões Sidney Chalub e Joacy Azevedo.

Publicado em: 02/03/2012