FCecon reinaugura Ludoteca reformada através de parceria com instituição de ensino superior

ludoteca 16

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), reinaugurou, nesta quarta-feira, 16, sua Ludoteca, localizada no estrategicamente no setor de Pediatria (9o andar), e cuja reforma foi viabilizada através de uma parceria com a Faculdade Estácio, instituição de ensino superior que desenvolve na unidade o projeto educacional “Pedagogia Hospitalar”. A iniciativa faz parte do cronograma de atividades de reforço à Política Nacional de Humanização (PNH) no hospital, ressaltou o diretor-presidente, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci.

ludoteca 14 ludoteca 15 ludoteca 16

FOTOS: VALDO LEÃO

Compareceram à cerimônia simbólica, pacientes internados e em tratamento quimioterápico, mães, profissionais da Fundação e membros da diretoria, além dos alunos do curso de Pedagogia da Estácio. A reforma, que durou cerca de duas semanas, contemplou pintura, aquisição de novos brinquedos e materiais pedagógicos, instalação de modulados, novas mesas, cadeiras e ambientação em geral, que deram mais vida ao espaço. Os itens são fruto de doação da iniciativa privada e foram entregues à FCecon após a articulação de um grupo de alunos de Pedagogia da Estácio.

A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Dra. Kátia Luz Torres, explicou que o Pedagogia Hospitalar é um dos principais projetos implantados na unidade, após a criação da Comissão de Humanização, instituída em 2016, através de portaria. “Agradecemos o apoio e o carinho dispensados pelos acadêmicos da Estácio e pela coordenação do curso, em especial, às crianças em tratamento nesta unidade de referência. Esperamos estreitar as parcerias para que mais pessoas sejam beneficiadas por ações de cunho educacional e social na nossa instituição”, destacou.

O projeto, que visa auxiliar na recuperação de pacientes pediátricos, também ajuda a levar conhecimento aos pequenos pacientes que, por conta do tratamento, muitas vezes prolongado, acabam se afastando da escola temporariamente. Com a reinauguração da brinquedoteca, as crianças e adolescentes terão uma opção a mais de entretenimento durante esse período, além de contarem com um ambiente acolhedor.

É um prazer enorme mantermos essa parceria, pois nossos alunos estão crescendo com o desenvolvimento de ações humanizadas, o que é fundamental no processo de formação acadêmica. Temos que ajudar e dividir tudo o que aprendemos com essa experiência, com outras instituições. Os alunos foram incansáveis (no desenvolvimento do projeto) e esperamos que esse espaço faça muito bem aos pacientes”, disse a coordenadora do curso de Pedagogia da Estácio, professora Elaine Freire.

A dona de casa Elizabeth Batista Hammes, mãe do pequeno Eduardo Hammes dos Santos, de 1 ano e 8 meses, em tratamento há alguns meses da Fundação, disse que ao frequentar o espaço, o filho fica mais entretido e alegre, o que ajuda na luta contra a doença. “Quando ele está aqui, ele até esquece que está tomando a medicação. Na enfermaria ele ficava muito isolado e por um longo tempo, já que cada sessão de quimioterapia dura, em média, 12 horas. Aqui (na Ludoteca), ele parece mais animado, em contato com as outras crianças, com os brinquedos e com os profissionais”, comentou.

O espaço terá gestão compartilhada e servirá, também, para o desenvolvimento de atividades futuras, realizadas não só pela equipe do hospital, mas também por voluntários de ONGs de apoio à causa câncer, a exemplo da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), Rede Feminina de Combate ao Câncer, Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), grupo de animação hospitalar Rei David, entre outros.

ludoteca 4 ludoteca 5 ludoteca 3 ludoteca 2 ludoteca 1 ludoteca 1ludoteca 8ludoteca 9ludoteca 10ludoteca 13

ludoteca 11 ludoteca 12