FCecon recebe novos médicos residentes
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), recepcionou, nesta segunda-feira (10/03), os nove médicos que passam a integrar o ‘Programa de Residência Médica’ da instituição. Eles estarão divididos em cinco especializações, duas delas inéditas no Estado.
Conforme informações da Diretoria de Ensino e Pesquisa da FCecon, iniciam hoje como residentes da especialidade Cancerologia Clínica os médicos Bernardes Leite de Oliveira e Paulo Sérgio Saraiva Santiago. Em Cancerologia Cirúrgica participam Rebeca Aparecida dos Santos Di Tommaso e Adalberto Caoru Haji Júnior.
Cirurgia de Cabeça e Pescoço recebe o médico residente Fábio Arruda Bindá. A especialidade de Mastologia passa a ter dois novos residentes: Bruno Monção Paolino e Agnaldo Barroso dos Santos. Radiologia e Diagnóstico por Imagem, recebe Igor Gioia Fonseca e Marcelo Viana Carlos Cardoso. As duas últimas especializações passaram a ser oferecidas este semestre no Amazonas e estão disponíveis apenas na FCecon.
As residências terão a duração de dois a três anos, dependendo da especialidade, e atraíram médicos formados não só no Amazonas, mas também em outros estados brasileiros.
Os médicos são oriundos das seguintes instituições: Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Estado do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
O Programa de Residência Médica da FCecon conta com o auxílio de preceptores e é gerenciado pelo coordenador-geral da Comissão de Residência Médica da instituição, o otorrinolaringologista Joacy Azevedo.
Der acordo com o diretor-presidente da FCecon, pneumologista Edson de Oliveira Andrade, a implantação dos novos programas de residência médica na instituição ampliam o leque de possibilidades aos médicos recém-formados, evitando que os mesmos procurem outros estados para se especializarem e aumentando o número de profissionais no Amazonas. A implantação das novas especializações recebeu o apoio da Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas.
O coordenador da Coreme/FCecon, Joacy Azevedo, ressaltou que a Mastologia e a Radiologia são áreas que ainda apresentam carência de profissionais no Amazonas e o lançamento dos programas também objetiva reduzir essa escassez e destacou os médicos recém-graduados terão a oportunidade de trabalhar junto a médicos preceptores renomados, o que permitirá a troca de experiências.
Conforme a diretora de Ensino e Pesquisa do hospital, Dra. Kátia Luz Torres, o ingresso de novos residentes é marcado pelo fortalecimento dos programas desenvolvidos pela instituição, principalmente na área científica. “Temos notado um retorno por parte dos residentes envolvidos na parte da produção científica e já estamos colhendo os primeiros resultados disso”, destacou.
Durante a recepção, ocorrida na manhã de hoje, houve também a despedida dos agora especialistas Raimundo Monteiro Maia Filho (Cirurgia de Cabeça e Pescoço) e Higino Felipe Figueiredo e Márcio Neves Stefani (Cancerologia Cirúrgica), os quais concluíram as residências no início do ano.
Além disso, foi apresentado o novo Regimento Interno do Programa de Residência Médica da FCecon, revisado e atualizado. A última revisão havia ocorrido em 2007. Destaca-se no novo texto, entre outras mudanças, a obrigatoriedade da apresentação de artigos científicos por parte dos residentes, bem como os direitos e deveres dos mesmos e prazos estabelecidos para avaliações parciais.
Publicado em: 12/03/2014.