FCecon realiza integração de servidores que irão atuar no Cepcolu
Os servidores que irão atuar no Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), unidade anexa à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), participaram de integração no auditório da Fundação, nesta segunda-feira (24/02) e terça-feira (25/02).
Ao todo, 28 foram designados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) para atuação no Cepcolu, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros.
O diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, deu as boas-vindas aos servidores e destacou a importância dos colaboradores para o funcionamento do Cepcolu. “O Cepcolu é a maior ação já realizada pela gestão estadual para o combate ao câncer do colo do útero. Imaginem qual vai ser a missão de vocês dentro desse centro. Esperamos que todos possam contribuir efetivamente”, disse Mourão.
Fluxos
Durante a integração, os profissionais receberam informações sobre os fluxos de funcionamento dos setores de Enfermagem, Laboratório de Patologia, Laboratório de Análises Clínicas, Farmácia, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Núcleo de Segurança do Paciente, Ginecologia, Central de Material Esterilizado (CME) e Serviço de Atendimento Médico e Estatístico (Same).
Cepcolu
Segundo a gerente do serviço de Ginecologia da FCecon, Mônica Bandeira, o centro funcionará como hospital-dia, com quatro consultórios ginecológicos, quatro salas cirúrgicas e um anfiteatro para treinamentos, cursos e habilitações. A unidade será especializada na realização de procedimentos de conização, que é uma cirurgia de pequeno porte para retirar lesões pré-malignas do colo do útero, evitando que o câncer se desenvolva.
Todas as pacientes submetidas à conização do colo uterino serão acompanhadas a cada seis meses, por um período de dois anos, conforme o protocolo das sociedades internacionais, brasileiras e as diretrizes do Ministério da Saúde.
Obra
A obra do Cepcolu está em ajustes finais e a previsão é que o centro seja inaugurado no mês de março.
A construção contou com a parceria da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), por meio de cooperação técnica.
TEXTO: Laís Pompeu
FOTOS: Dreyceane Soares/Estagiária FCecon