FCecon realiza curso básico de registrador de câncer
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realizou, dos dias 17 a 19 de agosto, o Curso de Formação Básica de Registradores de Câncer, seguindo normativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O curso forma registradores de câncer, profissional que faz análise dos casos para constituir a base de dados epidemiológicos.
O curso foi executado pela funcionária do Departamento de Prevenção e Controle de Câncer (DPCC/FCecon), Anasselis Lima, com o apoio da registradora Hospitalar de Câncer (RHC) da FCecon, Edna Félix. Uma funcionária de uma clínica privada de Manaus e um estagiário da FCecon realizaram o curso.
Durante a formação, foram tratados os códigos que devem ser utilizados nos registros quando o paciente é diagnosticado com a doença, os conceitos, objetivos, planejamento e fluxo da informação de um registro de câncer, além de noções de estadiamento, qualidade da informação e rotinas e procedimentos para preenchimento da ficha de coleta de dados.
RHC – Os Registros Hospitalares de Câncer (RHC) são centros de coleta, armazenamento, processamento e análise de informações de pacientes com diagnóstico de câncer atendidos em uma unidade hospitalar. A informação produzida em um RHC permite o monitoramento da assistência prestada ao paciente.
A base de dados consolidada é enviada para compor a base nacional dos registros hospitalares de câncer, de responsabilidade do Inca.
Fotos: Divulgação/FCecon