FCecon realiza ciclo de palestras na 24ª Semana de Enfermagem da instituição
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta quarta-feira (19/05), o ciclo de palestras on-line da 24ª Semana de Enfermagem da instituição. Ao todo, oito palestras com especialistas do Amazonas e de outros Estados trataram sobre temas ligados à temática principal do evento, que é “O trabalho da enfermagem oncológica no contexto da crise”.
A Semana de Enfermagem foi realizada pela Fundação Cecon, com o apoio da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) Seção Amazonas, e faz parte da 71ª Semana Amazonense de Enfermagem.
As palestras foram todas transmitidas por plataforma digital aos participantes inscritos e a FCecon disponibilizou aos profissionais da instituição a transmissão do evento no miniauditório e no auditório Dr. João Batista Baldino, para facilitar o acesso ao conteúdo. As palestras também puderam ser acessadas na página da ABEn Amazonas no YouTube.
Palestras – No período da manhã, os profissionais puderam assistir às palestras “Gerenciamento do risco jurídico na assistência à saúde: a importância da enfermagem”; “Enfermagem e Educação em Saúde: os 7 saberes necessários”; “O dimensionamento de pessoal de enfermagem em oncologia na pandemia de Covid-19”; e “Ações baseadas em evidências para o enfrentamento da Covid-19 em hospital de câncer do Amazonas”.
Já no período da tarde, as palestras foram: “A enfermagem oncológica no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil”; “Navegação de Pacientes em tempos de crise: estratégia eficaz?”; “As consequências da pandemia para os profissionais que fazem acompanhamento psicológico no SESMT da FCecon”; e “Extravasamento de antineoplásicos: o que há de novo?”.
Conhecimento – Segundo uma das organizadoras do evento, enfermeira oncologista Júlia Mônica Benevides, a Semana de Enfermagem é realizada para atualizar conhecimentos de assistência de enfermagem ao paciente oncológico, capacitando continuamente a equipe da unidade hospitalar.
Fotos: Laís Pompeu/FCecon