FCecon premia os 15 melhores projetos de iniciação científica
“Participar do programa de iniciação científica proporcionou um maior contato e aprendizado com o meio científico na área da saúde, e percebi o quanto a realização dessas pesquisas é importante para a sociedade.” A declaração é da bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Bruna Marselle Barros, que ficou em 1º lugar na premiação da 12ª edição do Paic – 2022-2023.
O Paic é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) por meio de bolsas de iniciação científica.
A entrega dos prêmios aconteceu na tarde desta segunda-feira (21/08), no miniauditório da FCecon. Do total de 66 projetos, foram homenageadas as quinze melhores pesquisas. Os primeiros cinco colocados receberam certificado de menção honrosa e troféu de acordo com a sua colocação. Os demais colocados, do 6º ao 15º, receberam certificado de menção honrosa.
Segundo a coordenadora do Paic/FCecon, Valquíria Martins, os projetos premiados foram avaliados por pesquisadores mestres e doutores de instituições externas e profissionais de várias especialidades da unidade hospitalar. “Os avaliadores analisaram o impacto e a relevância do estudo, o mérito científico, ou seja, o objetivo geral e os específicos, a metodologia, a apresentação dos resultados e a análise crítica desses resultados”, explicou.
Premiados
Estudante do 7º período de medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Bruna Barros disse que ter ficado em 1º lugar é gratificante. “Isso mostra a relevância do nosso trabalho no universo das pesquisas feitas. Sinto-me muito feliz pelo reconhecimento e agradeço à minha orientadora Valquíria Martins, ao Departamento de Ensino e Pesquisa e à Fapeam pela oportunidade de fazer a diferença”, frisou.
Conforme Barros, a pesquisa teve como tema “Caracterização Epidemiológica dos Pacientes Portadores de Câncer de Pênis: um estudo de 20 anos”, na qual observou-se um perfil sociodemográfico de indivíduos com 60 anos ou mais, casados, com baixa escolaridade e provenientes do interior do Estado.
Além disso, são predominantemente fumantes ou ex-fumantes. “Essas informações são importantes para o monitoramento, promoção em saúde e prevenção da doença”, alerta.
Segundo lugar entre os quinze melhores projetos do Paic, a estudante do 9º período de Farmácia da Ufam, Giovanna dos Santos, disse que se sentiu honrada com a escolha. “Não é um trabalho apenas meu, mas de toda a equipe que colaborou com a realização, e todos que estiveram ao meu lado no laboratório”, pontuou.
Trata-se de uma vitória na trajetória acadêmica, mas que servirá de base para futuras pesquisas na área de câncer de pênis, conforme Santos. Segundo ela, a pesquisa teve como tema “Caracterização epidemiológica de pacientes portadores de câncer de pênis e o envolvimento de Gamapapilomavirus (GAMMA-PV)”. A estudante diz esperar que os benefícios do estudo cheguem a quem realmente precisa.
Incentivo à pesquisa
Durante o evento, a Fapeam recebeu certificado de menção honrosa pelo apoio e parceria com a FCecon, por meio do Paic, que chega este ano à sua 12ª edição.
Na oportunidade, a assessora da presidência da Fapeam, Maria Fulgência Bandeira, reforçou a importância do programa, que consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.
“A Fapeam investe muito em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, mas também é preciso ter esse retorno para a sociedade. A Fapeam fica orgulhosa de estar aqui e tem certeza de que, depois dessa conclusão científica, teremos alunos diferenciados”, disse.
Texto: Luís Mansueto/FCecon
Fotos: Érico Xavier/Fapeam