FCecon inicia segunda fase de autocoleta de exame do HPV em mulheres do sistema prisional

A médica mastologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Hilka Espírito Santo, deu início, nesta quinta-feira (19/12), à segunda fase do projeto “Autocoleta como método de rastreio do HPV em Mulheres Privadas de Liberdade”. A pesquisa é realizada em convênio com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Autocoleta HPVDesde junho, quando começou o acompanhamento, 268 apenadas receberam o material de autocoleta e teste de DNA para o Papilomavírus Humano (HPV). Em 66 mulheres foi detectado o vírus do HPV e em 21 os dados foram inconclusivos.

Dando continuidade ao projeto, os dois grupos serão acompanhados e submetidos a exames de colposcopia, citologia de meio líquido e biópsia e avaliação de proteína que avalia o grau da possibilidade de proliferação das lesões precursoras de câncer de colo de útero.

Segundo a pesquisadora, “a realização desses procedimentos é de grande importância, pois essa população apresenta alto fator de risco para desenvolver o câncer de colo de útero. Além do diagnóstico e tratamento do HPV, serão tratadas também outras doenças sexualmente transmissíveis que elas possam ter”, informou Hilka.

Parte dos exames será feito na Fundação Cecon, em conjunto com a Ufam, e parte será feito em São Paulo e em Minas Gerais em laboratórios referenciados.

A FCecon atendeu a população carcerária na quinta-feira e montou um ambulatório no próprio presídio exclusivamente para as mulheres do regime aberto, semiaberto, bem como a população positiva. A Fundação levou todo o material para realizar a ação, que teve ainda a participação das médicas ginecologistas da FCecon, Zeliene Shoji e Mônica Bandeira. Os exames foram realizados com kits de autocoleta Coari®, doado pela empresa Kolplast.

Parcerias – O projeto conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), por meio da Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas (Vemepa) e da Vara de Execução Penal (VEP), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Programa Justiça Presente, Lar das Marias e Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Autocoleta – É um método utilizado em vários países desenvolvidos por populações com dificuldades de acesso à saúde. O dispositivo de autocoleta permite que a própria mulher, sozinha – em um ambiente privado – introduza o aparelho no canal vaginal, sendo semelhante a um aplicador de creme vaginal.

HPV – O Papilomavírus Humano é um vírus muito contagioso, adquirido sexualmente, que causa, além de verrugas genitais, vários tipos de câncer em ambos os sexos – como colo uterino, vagina, pênis, garganta e ânus.

 

Com informações da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – Seap