FCecon implanta ´Protocolo de Quedas´


A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) implantou, esta semana, no âmbito da instituição, o ‘Protocolo de Quedas’, uma das exigências da portaria 529, de 1º de abril de 2013, assinada pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha, a qual institui o Programa Nacional de Segurança do paciente (Pnsp). O objetivo principal é contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todas as instituições da área no território nacional.

O protocolo estabelece rotinas de atendimento cujo objetivo é garantir a segurança de pacientes atendidos no ambiente hospitalar. Para tanto, a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) da FCecon realizou, entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, treinamento com profissionais da área de enfermagem, de modo a assegurar a aplicação das medidas de segurança nas enfermarias e no Serviço de Urgência e Emergência da Fundação.

O treinamento, que ocorreu no terceiro andar da instituição – localizada na rua Francisco Orellana, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus -, foi realizado pela enfermeira Glauciane Neves, membro da CCIH, e enfermeiras residentes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Lorena Silveira e Ellen Freitas.

O Protocolo de Quedas é o primeiro passo para atender às exigências da Portaria, a qual prevê a adoção de uma série de medidas para a melhoria da assistência ao paciente. Para a implantação foram necessários três ciclos de palestras que incluíram a aplicação de questionários e explicações acerca das definições relacionadas ao tema, fatores que podem resultar em incidentes e dano ao paciente, informações contidas em formulários e as que devem ser repassadas aos familiares do paciente como forma de orientação, entre outros detalhes.

De acordo com a portaria, entre as estratégias traçadas para a implementação do Pnsp, estão: a elaboração e o apoio à implementação de protocolos, guias e manuais de segurança do paciente; a promoção de processos de capacitação de gerentes, profissionais e equipes de saúde em segurança do paciente e a implementação de campanhas sobre a segurança do paciente.

Publicado em: 05/08/2013.