FCecon desenvolve atividades internas em homenagem ao Dia das Mães

Como parte da programação alusiva ao Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (10), em todo o País, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) desenvolveu, na última quinta-feira(7), em parceria com duas Organizações não Governamentais (ONGs) de apoio à causa câncer, uma ação junto às pacientes da instituição, que incluiu visitação aos leitos, aos serviços de Quimioterapia, Radioterapia e ambulatório. Cerca de 30 voluntários estiveram envolvidos na atividade, que teve como foco principal a humanização.

De acordo com o diretor-presidente da FCecon, pneumologista Edson de Oliveira Andrade, o desenvolvimento de uma política de humanização consistente em unidades como a Fundação, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), é de extrema importância, tendo em vista a fragilidade característica a maioria dos pacientes portadores de câncer. “É importante que esses pacientes recebam não só o tratamento adequado, mas também uma palavra de conforto durante o período em que permanecerem na instituição, para que se sintam amparados e acolhidos pela equipe”, destacou.

A ação teve a participação de profissionais do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (Dpcc), e de voluntárias da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e Rede Feminina de Combate ao Câncer. Durante a visitação às enfermarias, membros da Igreja Batista fizeram breves apresentações musicais de voz e violão às pacientes internadas. Houve, ainda, distribuição de brindes, balões em formato de coração – simbolizando a relação entre mães e filhas e o apoio das famílias às pessoas hospitalizadas -, e a entrega de doces e artesanatos frutos de doações.

Na quarta-feira que antecedeu a atividade, a Associação dos Servidores da FCecon (AsFCecon) também desenvolveu uma programação interna, dessa vez, voltada às funcionárias do hospital. Além de sorteio e distribuição de brindes e lembranças, voluntários ofereceram aulas de ginástica laboral, cortes de cabelo, maquiagem e limpeza de pele gratuitos no Auditório da instituição. O evento foi finalizado com a apresentação do cantor regional Kalil Amud, explicou a presidente da entidade, Kátia Uchôa.

Humanização

As ações fazem parte de um cronograma desenvolvido, anualmente, pela FCecon, junto a entidades parceiras, para o desenvolvimento da política de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), destacou o diretor-presidente da FCecon, Edson de Oliveira Andrade. Ele explica que nas datas pontuais, as atividades ganham corpo com a adesão de voluntários, funcionários, pacientes e familiares que fazem parte do cotidiano da instituição, fortalecendo-a cada vez mais neste sentido.