FCecon dá a largada para o 3o Congresso Pan Amazônico de Oncologia
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), abriu as inscrições para a terceira edição do Congresso Pan Amazônico de Oncologia, um dos maiores eventos da área no Norte do País, e que acontece em Manaus, entre os dias 11 e 14 de novembro. Na ocasião, temas como a atualização de protocolos e novos tratamentos para o controle do câncer serão abordados. A atividade, de caráter científico, acontece no Hotel Intercity Premium, localizado na rua Marciano Armond, Adrianópolis, Zona Centro Sul de Manaus. A expectativa é que cerca de mil congressistas compareçam ao evento.
O público inclui palestrantes, acadêmicos, pesquisadores, professores além dos mais variados profissionais das áreas da saúde e ciências sociais. Fazem parte do cronograma o III Congresso de Enfermagem Oncológica, o I Workshop de Radiologia e o I Congresso Multidisciplinar de Oncologia em Cabeça e Pescoço, além da exposição de trabalhos científicos desenvolvidos no âmbito da Fundação Cecon. O acesso às informações atualizadas sobre o evento e a ficha de inscrição estão disponíveis no portal www.panamazonicodeoncologia.com.br . O Pan Amazônico de Oncologia está sob a coordenação da Diretoria de Ensino e Pesquisa da FCecon.
De acordo com a diretora deste departamento, doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Kátia Luz Torres, o congresso comportará discussões sobre temas atuais nas seguintes áreas ligadas à oncologia nas especialidades clínicas e cirúrgicas: Imagenologia, mastologia, ginecologia, urologia, cirurgia de cabeça e pescoço, oncologia cutânea, cirurgia geral oncológica, e radioterapia. Além de temas como prevenção do câncer, imunologia, oncologia molecular, controle de infecção hospitalar, nutrição, controle de qualidade, odontologia, fisioterapia e assistência farmacêutica.
“A FCecon, com o apoio direto do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), e de outros órgãos estaduais e instituições educacionais brasileiras sediadas fora do Amazonas, tem fomentado a discussão e o aprimoramento técnico dos profissionais que atuam na área da saúde, em especial, na assistência ao paciente oncológico, um dos nossos focos como unidade de referência no diagnóstico e tratamento do câncer na Amazônia Ocidental”, explicou a diretora de Ensino e Pesquisa.
De acordo com ela, a triagem e o rastreio de pacientes portadoras de HPV – causador do câncer de colo uterino -, é um dos temas definido para ser abordado na ocasião do congresso, uma vez que o assunto tem norteado diversas pesquisas no âmbito da Fundação e tem merecido atenção especial das autoridades, as quais vêm implementando medidas de combate ao vírus, a exemplo da vacinação gratuita de meninas com idade de 11 a 13 anos, nas escolas municipais e estaduais do Amazonas.
A primeira edição do Congresso Pan Amazônico de Oncologia ocorreu em 2011, com a presença de 1,2 mil pessoas. Com o sucesso registrado, o evento se repetiu em 2013, tornando-se permanente no calendário estadual de atividades científicas. O congresso é realizado a cada dois anos e tem reunido milhares de estudantes e profissionais das mais diversas áreas da saúde, possibilitando a troca de experiências e o acesso a resultados de pesquisas voltadas à oncologia, com a apresentação de casos e novas técnicas aplicadas tanto no tratamento clínico, quanto no cirúrgico.