Estudo de mestrado aponta aumento na produção do Laboratório de Análises Clínicas da FCecon

A leitura de exames no Laboratório de Análises Clínicas da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON) aumentou em 80%, entre 2005 e 2011, em função da implantação do Sistema de Informação com Código de Barras, passando de 195.560, há seis anos, para 353.727 no ano passado. O principal benefício do projeto foi a redução do tempo de espera para o laudo, que antes era de até três dias e, hoje, é de pouco mais de seis horas.

O sistema e seus benefícios foram objetos de estudo de mestrado por parte do chefe do setor de Tecnologia da Informação (TI) da fundação, Nazivaldo Caciocley Camelo Correa, o qual realizou a dissertação de sua tese, cujo tema foi “”Melhoria no Processo de Logística no Laboratório de Análises Clínicas da FCECON””, no último dia 26, em Belém (PA).

A pesquisa de campo iniciou em 2009 e durou cerca de um ano, considerando dados contidos em relatórios do setor laboratorial produzidos nos últimos cinco anos, estatísticas e a análise da logística anterior e a atual.
“”O objetivo principal foi saber o quanto aumentou a produção e a análise de exames após a implantação do sistema automatizado, que iniciou em 2005 e foi concluída em 2007″”, frisou.
Ele explica que, entre os exames inseridos no âmbito do laboratório, estão os de urina, imunologia, bacteriologia, hematologia, entre outros. O sistema, relativamente novo, foi implantado por uma empresa terceirizada a partir de um projeto elaborado pelo setor de TI da unidade hospitalar.

“”Na verdade, nosso objetivo, à época, foi reduzir o índice de digitação e dar mais agilidade aos exames, já que, em princípio, o paciente tinha que fazer um cadastro, depois ia para a coleta, o exame era identificado com uma caneta especial e, em seguida, o paciente tinha que passar por um novo cadastro em outro setor.
Hoje, a identificação é feita na recepção e, uma vez gerado um código de barras, ele é utilizado nas demais etapas, inclusive, na identificação dos exames. Isso otimizou as rotinas do laboratório””, explicou o autor da pesquisa.

Ele também destaca outros benefícios do sistema de automatização, tais como a diminuição de custo com papel, do índice de digitação, do tempo de realização de exames e, consequentemente, de erros em laudos que porventura poderiam ocorrer com a repetição do processo defasado. “”Também houve o aumento dos tipos de exames que podem auxiliar o profissional médico no diagnóstico mais preciso possível do paciente com câncer””, concluiu.

Curso

O mestrado foi aplicado pela Universidade Federal do Pará, por intermédio do Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia (Itegam), e teve a duração de dois anos. O resultado final foi um projeto com 82 páginas, apresentado a uma banca com doutores nas áreas de química, telecomunicações e engenharia elétrica. Sob a orientação do doutor em engenharia elétrica da Ufpa, Roberto Célio Limão de Oliveira, a dissertação teve a duração de 40 minutos e foi concluída com êxito, o que tornou o então aluno Nazivaldo Caciocley Camelo Correa o mais novo mestre dos quadros da FCECON.

Publicado em: 10/02/2012