Diagnóstico precoce pode aumentar em 80% as chances de cura do câncer
No Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado nesta segunda-feira (08/04), a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão do governo do Estado, alerta para a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Neste último caso, afirma o diretor-presidente da instituição, Edson de Oliveira Andrade, as chances de cura podem chegar a 80%.
Atualmente, o estado do Amazonas tem se empenhado na parte preventiva e curativa do câncer, já que o número de casos vem aumentando não só no Brasil, mas em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que em 2013 sejam registrados no Amazonas 4,4 mil novos diagnósticos dos diversos tipos da doença.
O chefe do Departamento de Serviços Complementares e Apoio ao Diagnóstico, radiologista Sócrates Lote, explica que a FCecon atua em três vertentes: tratamento, prevenção e ensino e pesquisa.”Isso não faz reduzir a incidência, mas facilita o diagnóstico precoce”, assegura.
Ele lembra que o Amazonas foi o primeiro a adotar a vacina contra o Papilomas Vírus Humano (HPV) entre todos da federação e garante que o esforço do governo do Estado trará bons frutos no futuro, reduzindo os índices de câncer de colo uterino no Amazonas, que hoje, é o primeiro entre os estados brasileiros em incidência da doença proporcional à população feminina. De acordo com ele, o Papanicolau (preventivo), também é um eficaz método de prevenção e deve ser adotado a partir do início da vida sexual. “O câncer de colo uterino é o único 100% prevenível e o Papanicolau pode ajudar a detectar as alterações, evitando a chegada da doença”, explica. Inicialmente, o exame deve ser feito a cada dois anos. A partir dos 40 anos, ele deve ser realizado anualmente.
O especialista alerta que, no geral, hoje, diferente de alguns anos atrás, o câncer vem acometendo também mulheres mais jovens. Contudo, mulheres com idade acima de 40 anos ainda são a maioria nas estatísticas.
“Saímos na frente mostrando a preocupação do estado com isso. Estamos vacinando as meninas de 9 a 13 anos para que a estatística diminua daqui a alguns anos”, destacou.
Lote fala, ainda, da preocupação com a saúde do homem, já que, no Estado, o tipo de câncer que mais atinge essa classe é o de próstata. Ele alerta para a necessidade de fazer os exames de toque retal e da dosagem do PSA, que podem detectar a doença ainda no estágio inicial e garantir um tratamento mais eficiente. “Pra isso, queremos atacar a população na conscientização”, comentou.
Ele conclui ressaltando que uma boa alimentação, reduzindo carnes vermelhas e gordura vegetal, e a prática de exercícios físicos, colabora para a prevenção do câncer entre outras doenças como as cardiovasculares.
Evento
Neste dia 8, o Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) da FCecon realizou ação preventiva e educativa para cerca de 350 alunos na Escola Estadual Marco Antônio Vilaça I, localizada na avenida Max Teixeira, Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. Os estudantes receberam, na ocasião, informações sobre os fatores de risco do câncer e como preveni-lo.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de alertar sobre a alta incidência do câncer e a necessidade de combatê-lo, já que a doença e a segunda que mais mata no mundo.
Durante a programação desenvolvida pela FCecon na instituição de ensino do Estado, houve palestra com uma hora de duração e panfletagem nas adjacências da instituição de ensino. Cerca de 10 mil pessoas foram atingidas pela ação.
Publicado em: 09/04/2013.