Dia Mundial sem Tabaco traz ações de conscientização sobre os males do consumo e exposição à fumaça

O Departamento de Prevenção da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) promove, amanhã (31), a partir das 9h, no auditório localizado no terceiro andar da unidade, um evento alusivo ao Dia Mundial sem Tabaco. Embora o hábito do tabagismo esteja relacionado a vários tipos de câncer, um dos principais é o de pulmão que, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), deve acometer no Amazonas 290 pessoas este ano, 220 (75,9%) só na capital.

Além disso, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a “epidemia tabagística” deve matar, em 2011, cerca de cinco milhões de pessoas em todo o mundo pelo consumo de derivados do tabaco. De acordo com a organização, o tabaco é a segunda maior causa de mortes no mundo, perdendo apenas para a hipertensão, e é responsável por matar um em cada dez adultos da população mundial.

O tema escolhido pela OMS este ano para tratar do assunto é: “A Convenção – Quadro da OMS no Controle do Tabaco”, cujo texto, no Brasil, foi editado e publicado pelo Ministério da Saúde, junto ao Instituto Nacional do Câncer (INCA). O livro apresenta dados chocantes, tais como, a estimativa que, se a atual tendência de consumo for mantida nos próximos 30 a 40 anos, “quando os fumantes jovens de hoje atingirem a meia-idade, a epidemia tabagística será responsável por 10 milhões de mortes por ano, sendo que 70% delas ocorrerão em países em desenvolvimento”, como é o caso do Brasil. No Brasil, são estimadas mais de 200 mil mortes ao ano decorrentes do tabagismo.

O objetivo do tratado que gerou o documento é alertar a sociedade sobre a importância da orientação às gerações presentes e futuras das devastadoras consequências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas geradas pelo consumo e pela exposição à fumaça do tabaco. Ele visa também proporcionar uma referência para as medidas de controle do tabaco a serem implementadas nos níveis nacional, regional e internacional, a fim de reduzir de maneira contínua a prevalência do consumo.

O que é a convenção?

A convenção é um tratado que confere obrigações legais aos seus participantes, que foram formalmente aceitas. Dentre elas, a proteção às políticas de saúde dos interesses da indústria do tabaco; a adoção de medidas de preço e taxação para reduzir a demanda do tabaco; a proteção às pessoas da exposição da fumaça do tabaco; regular o conteúdo dos produtos do tabaco; regular os rótulos e embalagens dos produtos do tabaco; alertar as pessoas sobre os malefícios do tabaco e banir propagandas, promoção e patrocínio da indústria do tabaco, oferecendo, ainda, ajuda às pessoas dependentes da nicotina, entre outros.

Mortes por exposição

De acordo com o cardiologista e coordenador estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Amazonas, Dr. Aristóteles Comte de Alencar Filho, a OMS criou o Dia Mundial Sem tabaco (31 de maio) em 1987 para chamar a atenção global para a epidemia do tabaco e seus efeitos letais. “A data proporciona oportunidade para destacar mensagens específicas para o controle do tabaco”, disse. De acordo com ele, o uso do tabaco é a principal epidemia passível de prevenção que a comunidade de saúde deve enfrentar.

Aristóteles destaca, ainda, que o tabaco não está relacionado somente com o câncer de pulmão, e sim com diversas doenças, como: infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico, doença pulmonar, entre outras. “Das cinco milhões de pessoas que devem morrer este ano vítimas do tabaco, mais de 600 mil (cerca de 25% dessas serão crianças) morrerão pela exposição ao tabagismo passivo”.

PROGRAMAÇÃO FCECON

09:30 às 10:00h – Abertura

10:00 às 10:30h – Panorama atual das Ações de Prevenção do Tabagismo, no Amazonas

(Enf. Marília Muniz Cavalcante de Oliveira – Chefa do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer da FCECON)

10:30 às 11:00h – Atuação da Vigilância no Controle do Tabagismo em Manaus (Dr. Varcily Queiroz Barroso – Diretor da Vigilância Sanitária em Manaus)

11:00 às 11:30h – Ampliação e Qualificação dos Ambulatórios do Tratamento para Fumantes na Secretaria Municipal de Saúde de Manaus – SEMSA

(Enf. Sonaira Castro do Vale –Diretora do Módulo Villa da Prata – SEMSA)

11:30 às 12:00h – A importância da Convenção-Quadro para o Profissional de Saúde (Dr. Aristóteles Comte de Alencar Filho – Médico Cardiologista e Coordenador Estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Amazonas)

12:00h – Encerramento (cofee brack)

Local: Fundação Cecon, rua Francisco Orellana, Planalto, Zona Centro-Oeste.