Dentista da FCecon é homenageada na Câmara Municipal de Manaus

perla
Dentista da FCecon é homenageada na Câmara Municipal de Manaus

A gerente do Serviço de Odontologia da FCecon, Dra. Perla Assayag, foi homenageada, na última sexta-feira (23), com a medalha Rubim Sá, em cerimônia pública realizada na Câmara Municipal de Manaus. A comenda é oferecida a personalidades como forma de reconhecimento aos serviços prestados à sociedade manauara. Na ocasião, um grupo de cirurgiões-dentistas também recebeu homenagem pelo Dia do Dentista, comemorado em todo o território dia 25 deste mês. Os profissionais foram agraciados com placas e certificados. A iniciativa foi do vereador Ewerton Wanderley.

Perla Assayag iniciou sua atuação na FCecon há 24 anos, através do projeto Centrinho, que permaneceu na estrutura da instituição até 2014, e tratou de milhares de pessoas com fissuras lábiopalatais, em especial, crianças, que foram reinseridas ao convívio social. O projeto contou com o empenho de uma equipe multidisciplinar, composta, entre outros profissionais, por psicólogos, assistentes sociais, cirurgiões, enfermeiros e técnicos, todos engajados na causa.

Sobre a data

No dia 25 de Outubro de 1884, o Decreto de Lei nº 9.311 criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, nos Estados da Bahia e Rio de Janeiro. Mais tarde o Conselho Federal de Odontologia oficializou a data como o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista.

A data celebra o profissional dedicado aos cuidados e saúde da bucal, tratando desde cáries a problemas mais graves. O dia é dedicado a conscientizar a sociedade da importância de manter uma boa higiene bucal, para isso, em 25 de Outubro também é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal. (Com informações da Câmara Municipal de Manaus).