Como identificar leucemias agudas
No último dia 18 de maio, o Departamento de Ensino da Fundação Cecon, com apoio da Diretoria de Ensino e Pesquisa, realizou mais um evento da sua programação científica de 2011. A médica hematologista Elizabeth Cavalcante foi a responsável pela palestra: “Leucemias Agudas: Como Identificar”, que reuniu mais de 200 estudantes e profissionais da área de saúde no auditório da unidade hospitalar.
A palestra abordou as principais características das leucemias agudas, a fim de esclarecer aos presentes quando deve se suspeitar da doença. A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de origem, na maioria das vezes, não conhecida. Ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens (blásticas) anormais na medula óssea, que substituem as células saudáveis. As leucemias classificadas como agudas, ao contrário das crônicas, têm uma rápida progressão e afetam a maioria das células primitivas, que perdem a capacidade de desempenhar as suas funções normais.
Durante a palestra, a médica destacou a importância de investigar os casos suspeitos de leucemia aguda: “Se você tem um paciente com anemia, você deve investigar. Se o paciente tem hemorragia, principalmente com petéquias [pequenos pontos vermelhos no corpo causados por hemorragia de vasos sanguíneos], que são hemorragias puntiformes, mais visceromegalia [crescimento exagerado de fígado ou baço] e adenomegalia [aumento do tamanho de linfonodos], é provável que esse paciente tenha leucemia. Pode até se tratar de outra patologia, mas o caso não deve ser negligenciado”, exemplificou.
Avaliando o evento, a médica destacou a importância da realização de palestras com o tema voltado para a oncologia. “As pessoas da área de saúde estão muito interessadas quando o assunto é câncer. Eventos como esses não existiam com frequência aqui em Manaus e agora estão mais acessíveis”, disse Elizabeth Andrade.