Coelho da Páscoa leva alegria aos pacientes da Fundação Cecon

A manhã desta quarta-feira (13/04) foi mais doce na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), com a chegada do Coelho da Páscoa, que distribuiu chocolates a pacientes, familiares e servidores. As lembranças foram entregues a todos que aguardavam consultas, exames ou outros procedimentos. A ação percorreu diversos setores, por exemplo, Ambulatório, Quimioterapia, Radioterapia, Endoscopia e Urgência.

A ação foi promovida pelas organizações não governamentais (ONGs) Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM) e Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), as quais são responsáveis por diversos trabalhos sociais junto aos pacientes da unidade hospitalar. A distribuição contou com a participação de voluntários e servidores, que se revezaram na entrega dos chocolates pelos setores.

O Coelho da Páscoa chamava a atenção de todos pelos corredores do hospital. Por onde passava, todos pediam para tirar fotos – não importava se adultos ou crianças, servidores ou pacientes, o que valia era a alegria de registrar a doce lembrança da Páscoa no coração, na memória e nas redes sociais. Foi o que confessou Francilene Araújo Silveira, que acompanhava o tio em uma consulta médica.

“Por mais simples que seja, é algo especial receber os chocolates, ainda mais sendo de bom grado. A Páscoa é um tempo de paz e renovação, e hoje estou esperando apenas receber o resultado médico de que essa será a última consulta do meu tio após receber a cura do câncer de próstata”, comemora.

Ao final da ação, a coordenadora estadual de Atenção Oncológica, enfermeira Marília Muniz, agradeceu a todos que contribuíram com doações para a compra dos chocolates, que foram distribuídos na Páscoa dos pacientes em tratamento contra o câncer na Fundação Cecon.

“Agradecemos a todos os voluntários que montaram as lembranças, que se vestiram de coelha e coelho, e ficamos felizes em levar um pouco de doce para os pacientes que passam por um tratamento, às vezes, tão invasivo. Feliz Páscoa a todos os amazonense e pacientes”, deseja.

 

Texto e fotos: Luís Mansueto/FCecon