Casamento de paciente com câncer na FCecon é marcado pela emoção


Na manhã desta sexta-feira (10/05), a união matrimonial da paciente Francilva Almeida Leite, 27, e do motorista Iraúna Macedo Guimarães, 38, ocorrida na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), emocionou centenas de pessoas que participaram do evento. Além da simplicidade e do carisma do casal, que chamaram a atenção durante a celebração, o momento foi considerado marcante pelo fato de se tratar do primeiro casamento ocorrido em uma unidade pública de saúde da região Norte e o segundo do País realizado em um hospital do câncer.


A união do casal – ela paraense e ele amazonense – ocorreu após nove anos de muito amor e companheirismo que tiveram como fruto três filhos: uma menina de 7 anos e dois meninos de 5 e 3 anos de idade. O casamento, embora religioso, também teve efeito civil.

Francilda, que escolheu um vestido vermelho para a cerimônia por se tratar de sua cor preferida, viu no matrimônio a realização de um sonho e a renovação das esperanças de cura do câncer de fígado, diagnosticado há um ano, aproximadamente, durante uma cirurgia corretiva de estômago.


Após algumas sessões de quimioterapia, que a fizeram perder o cabelo – reação natural em pacientes que recebem altas doses de medicação -, ela agora se prepara para voltar ao centro cirúrgico para a retirada de tumores do fígado, procedimento que será realizado pelo doutor em cirurgia hepatobiliar e cirurgião do sistema digestivo, Sidney Chalub, do quadro da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). Confiante, ela diz que esperar que após a cirurgia, tenha uma vida nova e com um casamento renovado.


Durante a preparação para chegar ao altar, improvisado no Ambulatório da FCecon, unidade do governo do Estado que é referência no tratamento do câncer na Amazônia Ocidental, ela lembrou que o marido sempre a apoiou durante o tratamento e disse que compartilhar esse momento com profissionais do hospital e pessoas que ela considera sua segunda família é algo sem preço.


“Escolhi a fundação para mostrar para as pessoas que mesmo com câncer a gente pode realizar nossos sonhos. Após o casamento, o próximo passo é a cura total. Com essa celebração também posso mostrar aos meus filhos qual o significado da família e que, mesmo nas horas difíceis, estamos sempre juntos”, disse emocionada.

Já o noivo fez questão de reafirmar que o casamento não ocorreu por conta do problema de saúde que a esposa enfrenta, e sim porque era um sonho do casal compartilhar com amigos e familiares o matrimônio.

“Essa celebração é muito importante para mim e para minha esposa que, embora esteja doente, estava linda na cerimônia. Agora, quero que ela supere o câncer para vivermos felizes com nossos filhos. Estou confiante que o tratamento terá bons resultados. Quero agradecer a todos que nos ajudaram a realizar esse casamento, nos proporcionando este momento inesquecível”, disse Iraúna Macedo.


A cerimônia foi realizada pelo padre João Aparecido, da Igreja do Dom Pedro, que ressaltou a importância da fé em Jesus e da família. A iniciativa de realizar o casamento foi do Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma), Organização não Governamental (ONG) da qual a noiva faz parte como voluntária e que presta auxílio a mulheres portadoras de câncer de mama em tratamento na instituição.

Foram convidados para apadrinhar a união do casal o diretor-presidente da FCecon, Dr. Edson de Oliveira Andrade, e sua esposa, Dra. Elizabeth Andrade – ambos no religioso – e Jucilane Guimarães (cunhada da noiva) acompanhada de Edson dos Santos Moraes (padrasto da noiva).

Para o diretor-presidente da Fundação Cecon, o momento, além de especial, fez com que os profissionais da unidade hospitalar se sentissem privilegiados por fazerem parte de tão valorosa história. “É um momento de aprendizagem que deixa uma mensagem de que a vida vale ser vivida e que é um exercício de esperança. A mensagem que chegou para todos nós é que a gente deve acreditar que toda dificuldade pode ser superada”, assegurou.

Publicado em: 13/05/2013.