Brincantes recebem orientação sobre a prevenção ao câncer de colo uterino
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), realizou a entrega de material educativo sobre a prevenção ao câncer de colo uterino na noite deste sábado (25/03), no Sambódromo de Manaus, avenida Pedro Teixeira, bairro Flores, zona centro-sul. A ação ocorreu durante abertura da temporada do ‘Ensaio dos Bumbás 2023’.
O Movimento Marujada e o Movimento Amigos do Garantido, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, realizam a temporada de ensaios, que faz parte dos preparativos para o Festival Folclórico de Parintins.
Prevenção
Servidores do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) da FCecon e voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM), Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), Liga Multidisciplinar de Educação em Saúde (Lames) e acadêmicos de enfermagem da Fametro entregaram material educativo e informativo sobre como é possível prevenir o câncer de colo de útero, tipo que mais afeta mulheres no Estado.
Somente em 2023, 610 mulheres devem ser diagnosticadas com esta neoplasia maligna, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde.
“Esta ação é muito importante para sensibilizarmos homens e mulheres sobre a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), que é voltada a meninos e meninas dos 9 aos 14 anos. A vacina previne vários tipos de câncer. Também orientamos sobre o uso de preservativo nas relações sexuais e sobre a realização do exame preventivo para as mulheres rotineiramente”, disse a enfermeira oncologista Marília Muniz, coordenadora estadual da Atenção Oncológica.
Março Lilás
O Movimento Estadual Março Lilás foi criado em 2019 e faz parte do calendário oficial de eventos do Estado do Amazonas. Em 2023, o tema é “Ame-se. Evite o câncer de colo de útero”.
O Março Lilás é coordenado pela SES-AM, por meio da Fundação Cecon, através do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer, e conta com o apoio da Rede Feminina e da Lacc.
As secretarias de saúde municipais recebem orientações para que impulsionem as ações voltadas à prevenção do câncer de colo de útero, como a facilitação do acesso às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em horários estratégicos, para maior adesão ao exame preventivo (Papanicolau); a realização de campanhas educativas para incentivar a vacinação contra o HPV; dentre outras.
Texto: Laís Pompeu/FCecon
Fotos: Márcio James/SEC