Atividades da FCecon atingem cerca de 600 pessoas no Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira (08/03), a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) deu de presente à população feminina de Manaus ações de conscientização que foram desenvolvidas não só dentro da unidade hospitalar, mas em praça pública, no intuito de disseminar a informação sobre a prevenção e o controle do câncer. Cerca de 500 pessoas receberam atendimento e orientação sobre a doença, que deve atingir, segundo a estimativa 2012 do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 2.320 pessoas no Estado só este ano.

Em uma das ações, a qual foi desenvolvida pelo Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC), a FCecon levou especialistas em diversas áreas ao Largo São Sebastião, no Centro da cidade, onde mais de 300 pessoas puderam ter acesso gratuito a consultas e receberam material informativo entre as 8h30 e 11h30 de hoje.

Na tenda armada no local, estavam os médicos oncologistas Fábio Francesconi (dermatologista), Luciano Brandão (mastologista) e Perla Assayag (odontologista). Uma equipe da Polícia Militar (PM) prestou apoio na ocasião, realizando aferição de pressão e exames de glicemia. Para o diretor-presidente da FCecon, o pneumologista Edson de Oliveira Andrade, esta ação do Governo do Estado serve para aproximar a população do serviço público, proporcionando um atendimento mais direto. “”Temos um hospital de referência, mas entendemos que a ação deve ser extra-muros. Estamos em praça pública em um processo de conscientização, criando multiplicadores da ideia de que o câncer é uma doença grave, importante, mas que tem prevenção””, comentou.

Para as mulheres presentes, ele destacou a necessidade de que elas repassem a informação, deixando de ser meras ouvintes. “”Cada indivíduo é responsável pela sua saúde e pode ser também responsável pela saúde dos seus familiares e seus amigos. Juntando esforços do Governo do Estado com a população iremos enfrentar essa doença grave com mais sucesso e eficiência””, assegurou Andrade.

O diretor-presidente da FCecon reafirmou que o Estado vem oferecendo toda a atenção á população no que diz respeito ao câncer, investindo em ações que vão desde a prevenção até o tratamento final, e em especial dos casos de câncer de colo uterino, os quais colocam Manaus no topo do ranking entre as cidades brasileiras com maior incidência na comparação por taxa bruta. “”Podemos reverter essa estatística com o esforço conjunto das ações públicas. Existe no Amazonas, há muito tempo, uma ação real e concreta para disponibilizar os instrumentos necessários para reverter essa situação. Estamos em fase de construção de uma política pública de oncologia para tentar ir até as mulheres por meio de busca ativa, forçando o acesso ao serviço de saúde””, destacou, referindo-se aos mecanismos de prevenção e detecção precoce das neoplasias.

Satisfação

A doméstica Maria do Carmo Maciel, 55, foi uma das beneficiadas com o atendimento no Largo do Mestre Chico pelo especialista em mastologia Luciano Brandão e disse que a ida dos médicos aos locais públicos facilita o acesso da população aos serviços. “”Acho que tem que ter sempre essas ações fora dos hospitais, pois o médico chega até a população. Recebi encaminhamento e vou fazer uma mamografia também. Acho que se fosse esperar ter tempo para ir a um hospital, acabaria desistindo. Aqui, passei antes de ir para o trabalho e não precisei esperar muito para ser atendida””, explicou.

Já a aposentada Maria Raimunda de Melo Figueiredo, 65, recebeu atendimento do dermatologista Fábio Francesconi. Ela comentou a utilidade deste tipo de serviço à população. “”Achei muito bom, até porque, ele me orientou sobre a minha pele, me passou remédios e eu gostei. Foi bem proveitoso, pois o que eu queria mesmo era procurar um dermatologista e tive esse presente no nosso dia””, frisou. A aposentada recebeu o encaminhamento para consultas e garantiu que passará a tomar mais cuidado com a pele, que hoje, além de ressecada apresenta manchas decorrentes da exposição excessiva ao sol.

O dermatologista explicou que, diferente do que algumas pessoas pensam, o fato de a população do Norte ter a pele mais morena não significa que a pele está protegida, até porque, o sol nesta região do País é mais forte do que em outras, como o Sul do Brasil. Por isso, ele assegura que a utilização de bloqueador solar é de extrema importância para evitar as doenças de pele, e em especial, o câncer. “”Ter a pele escura também não evita o fotoenvelhecimento (decorrente da radiação ultra-violeta)””, disse, em forma de recado às mulheres, já que o efeito causa rugas e manchas na pele. Ele também corroborou a importância de orientar os mais jovens sobre o uso do protetor. “”Isso é importante, pois, 80% do sol que a gente pega durante a vida é até os 20 anos de idade””, explicou.

Segundo a coordenadora de atenção oncológica do Estado, enfermeira Marília Muniz, estiveram envolvidos na ação 35 profissionais, entre eles psicólogas e assistentes sociais, as quais realizaram os devidos encaminhamentos dentro das suas áreas de atuação. “”As mulheres têm dúvidas sobre como fazer os exames e a quem procurar. Em uma ação como essa, de imediato o profissional médico detecta qualquer tipo de alteração com base nas informações fornecidas e encaminha as pessoas aos exames necessários””, comentou.

Evento interno

Ainda durante a manhã, o Serviço de Psicologia da FCecon promoveu, no auditório do hospital, uma série de atividades também alusivas à data, entre elas, o show acústico do cantor Renato, a exibição do filme “”Erin Brockovich, uma mulher de talento”” e palestra com o tema “”A sexualidade feminina nos dias atuais””, com a psicóloga convidada, Helen Benzecri. Cerca de 200 pessoas, entre pacientes, acompanhantes, profissionais da área da saúde e estudantes compareceram. O evento foi coordenado pela psicóloga da FCecon Graciente Ribeiro.

Ela destacou que houve debates acerca de mecanismos utilizados para que a mulher passe a conhecer melhor o seu corpo e, a partir daí, aumente os cuidados com a saúde. “”Também foram trabalhados temas voltados ao desenvolvimento da superação dos problemas e desenvolvimento de relacionamentos””, explicou. O encerramento da programação foi feito com a distribuição de lanches.

Publicado em: 08/03/2012