Perguntas Frequentes
- Como faço para ter acesso ao tratamento especializado disponibilizado pela FCecon?
A Fundação Cecon é um hospital de alta complexidade especializado no tratamento do câncer, por este motivo admite somente usuários com diagnóstico confirmado para a doença. A exceção é para tumores do sistema nervoso central, neoplasia pancreática, neoplasia renal, neoplasia de origem ovariana, tumores de testículo, tumores retroperitoneais e tumores de fígado com alfafetoproteina maior que 200.
O tratamento é disponibilizado após a abertura do prontuário médico, o qual é feito no setor de Triagem Ambulatorial, localizado no Ambulatório da unidade hospitalar.
- Quais os documentos necessários para a abertura de prontuário?
Os documentos necessários para a abertura de prontuário são o documento de identidade – RG, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o comprovante de residência, o laudo de biópsia com o diagnóstico de câncer e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos casos de tumores do sistema nervoso central, neoplasia pancreática, neoplasia renal, neoplasia de origem ovariana, tumores de testículo, tumores retroperitoneais e tumores de fígado com alfafetoproteina maior que 200 é possível abrir prontuário com exame de imagem que aponte a suspeita de câncer.
Após a abertura do prontuário, o usuário é encaminhado para agendar sua primeira consulta médica no balcão do Serviço de Atendimento Médico e Estatístico (Same), o qual funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, exceto sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.
- Quem pode realizar a abertura do prontuário?
A abertura do prontuário pode ser realizada por um familiar de primeiro grau (pai, mãe e/ou filho). É preciso que o representante do usuário apresente documento de identificação com foto e esteja autorizado, previamente, pelo futuro paciente.
- A Fundação Cecon disponibiliza tratamento para tumores benignos?
A unidade hospitalar atende somente usuários com diagnóstico de câncer, o qual é feito em unidades da rede pública de saúde. A exceção é para os casos de lesões pré-malignas no colo do útero, conhecidas como NIC 2 e NIC 3.
- É possível solicitar a antecipação da consulta com o médico?
O pedido de antecipação de consulta médica deve ser formalizado na Ouvidoria da Fundação Cecon, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h ao meio-dia, com exceção de pontos facultativos e feriados, quando não há funcionamento. O pedido de antecipação de consulta é avaliado pela área técnica.
- Qual o procedimento para solicitar a cópia do prontuário?
A solicitação de cópia de prontuário do usuário é feita junto ao Serviço Social, localizado no Ambulatório do hospital, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. O pedido deve ser feito de forma presencial, em formulário disponibilizado pelo setor. O solicitante deve apresentar o documento de identificação com foto e a cópia do cartão do usuário – frente e verso -, a fim de se comprovar o parentesco (pai, mãe e/ou filho). Caso não se encaixe nestes perfis, é necessário apresentar procuração para comprovar a responsabilidade para com o usuário.
- A Fundação Cecon recebe doação de cabelo?
A unidade hospitalar não recebe doação de cabelo. A doação de cabelo pode ser feita às Organizações Não Governamentais (ONGs) que trabalham com a causa câncer.
- Qual o procedimento para a realizar agendamento de consulta médica?
O agendamento da consulta médica é feito somente de forma presencial no balcão do Same. É preciso apresentar documento de identificação com foto e o cartão do usuário. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
- Qual o procedimento para solicitar o laudo médico?
A solicitação do laudo do tratamento médico é feita ao próprio médico que acompanha o usuário, durante a consulta.
- Como é possível obter informações sobre estágio voluntário na Fundação Cecon?
As informações sobre estágio voluntário podem ser obtidas por meio dos links http://www.fcecon.am.gov.br/estagio-academico/ e https://www.fcecon.am.gov.br/estagio-profissional/.
- A Fundação Cecon disponibiliza serviço de Urgência e Emergência?
O hospital disponibiliza o serviço de Urgência e Emergência para atendimentos de casos urgentes, que funciona 24 horas, todos os dias da semana.
- Como faz para solicitar a 2ª via do cartão do usuário, em caso de extravio?
É preciso comparecer ao balcão do Same, com documento de identificação com foto, e solicitar a 2ª via. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, exceto sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.