‘Pedalada’ noturna encerra campanha Outubro Rosa


Uma pedalada noturna encerrou, na noite desta quarta-feira, 30 de outubro, a campanha Outubro Rosa 2013. O evento foi realizado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), em parceria com o grupo Pedala Manaus.

A concentração aconteceu no chafariz Dança das Águas, na Ponta Negra, zona oeste de Manaus, e percorreu oito quilômetros, até o Dulcilas Festas e Convenções, retornando ao calçadão da praia. A campanha também contou com o incentivo da primeira-dama do Estado e presidente do Fundo de Promoção Social, Nejmi Aziz.


De acordo com o diretor-presidente da FCecon, Edson de Oliveira Andrade, os resultados da campanha foram satisfatórios. Essa campanha foi um total sucesso por vários motivos. Conseguimos nosso objetivo que era conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mana e também do câncer de colo uterino e passar uma mensagem de esperança para as mulheres, destacou. Ele ressaltou ainda que a ida ao médico e a realização de exames preventivos podem, no futuro, fazer com que os casos de câncer de colo do útero não existam mais.


A coordenadora estadual de Atenção Oncológica, Marília Muniz, informou que, aproximadamente cem mil pessoas tenham sido atingidas diretamente durante a campanha, durante as palestras em escolas e igrejas. A campanha também foi realizada em 32 municípios do interior do Estado.

Uma série de atividades foram desenvolvidas durante todo o mês de outubro em alusão ao movimento, como palestras em escolas e presídios, distribuição de material informativo em pontos distintos da cidade e até um rapel rosa, atividade realizada em parceria com o grupo Arte do Mato, no último dia 20, na Ponte Leonardo Malcher, localizada na rua Major Gabriel.


Tema – Coordenada no Amazonas pela FCecon e, no Brasil, pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), a campanha teve como tema, em 2013, O tempo corre contra o câncer de colo de útero e da mama. Municípios amazonenses e instituições da capital aderiram ao movimento, inserindo em sua decoração o laço rosa, que simboliza a luta contra a doença. Entre os colaboradores para o sucesso da ação, estiveram órgãos vinculados ao Governo do Amazonas e à Prefeitura de Manaus.

A campanha, criada em 1997, nos Estados Unidos, teve início, este ano, no Amazonas, no dia 1º, também na Ponta Negra, um dos principais cartões postais da capital manauense. O movimento Outubro Rosa consiste em iluminar ou caracterizar com a cor rosa espaços públicos e privados, de modo a chamar a atenção para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. No Amazonas, também foi inserido ao tema o câncer de colo uterino, seus fatores de risco e como se prevenir, tendo em vista a alta incidência da doença no Estado.

Fotos: Roberto Carlos / AGECOM

Publicado em: 31/10/2013.