Seminário para debater o controle do cânceres do colo do útero e da mama

O diretor-presidente da FCecon, Dr.Edson de Oliveira Andrade, participou da abertura do evento, que aconteceu ontem, na Fiocruz.
Crédito: Divulgação/Fiocruz.
O Brasil ainda possui elevados índices de incidência e mortalidade por câncer do colo do útero e da mama. A implantação de estratégias efetivas de controle dessas doenças que incluam ações de promoção à saúde, prevenção e detecção precoce, tratamento e de cuidados paliativos, fazem parte das políticas públicas na Atenção Básica adotadas pelo Ministério da Saúde.

Para discutir estratégias para o aprimoramento das ações de detecção precoce dos cânceres do colo do útero e de mama, o Instituto Nacional de Câncer e da Fundação Oswaldo Cruz, por meio da Casa de Oswaldo Cruz (COC) e do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) realizam, desde ontem, o seminário O Controle dos Cânceres de Colo do Útero e de Mama no Brasil – trajetória, avanços e desafios. O evento segue até o dia 22. A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), por ser o centro de referência no tratamento do câncer na Amazônia Ocidental, participa dos debates com profissionais do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC).

Este evento reúne gestores e profissionais de saúde da Região Norte com o objetivo de fortalecer a integração entre os setores diretamente envolvidos nas ações de detecção precoce, compartilhar experiências e dificuldades na implementação destas ações, divulgar conhecimentos sobre o controle do câncer em perspectiva histórica e, ao final, apontar estratégias para o Plano de Fortalecimento da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer.

Este seminário é parte dos esforços estratégicos da Fiocruz de gerar e dar acesso a informações e conhecimentos em saúde; ampliar as pesquisas no campo das doenças crônico-degenerativas e negligenciadas; e trabalhar pela defesa e pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

No evento, serão tratados os seguintes temas:

1. “O INCA e o Controle do Câncer no Brasil”;

2.“Aspectos da Trajetória do Controle do Câncer Feminino no Brasil”:
Os primeiros passos da prevenção ao câncer de colo do útero no Brasil: da colposcopia à citologia;
A contribuição original da Fundação das Pioneiras Sociais;
O Programa Viva Mulher;
Trajetória das ações de controle do câncer da mama.

3. “Situação Atual do Controle dos Cânceres do Colo do Útero e de Mama no país e Região Norte”;

4. “Ampliação da cobertura da população-alvo com garantia de qualidade e de tratamento”;

5. “Detecção precoce do câncer de mama: desafios para a Região Norte”;

6. “A sociedade civil organizada e o controle dos cânceres do colo do útero e de mama”;

7. “A Telessaúde como ferramenta estratégica em programas de Saúde Pública”;

8. “O controle do câncer no Brasil: história e preservação de um patrimônio cultural da saúde”;

9. “O INCA e o Controle do Câncer no Brasil: avanços para os próximos 25 anos”.

Também haverá a exposição Campanhas educativas para prevenção do câncer do colo do útero e o lançamento de livro Trajetória do controle do câncer no Brasil.

Veja a programação. Programação

Fonte: Fiocruz.