FCecon comemora Dia da Mulher com manhã de beleza para pacientes com câncer
“As mulheres precisam ter força, coragem e fé para lutar contra o câncer. Se eu consegui, elas também vão conseguir superar a doença”. A declaração de incentivo foi dada pela aposentada Maria Raimunda Moraes da Silva, 64 anos, que há nove anos passou pelo processo de tratamento contra um câncer na mama direita. Ela foi uma das homenageadas, nesta quinta-feira (8/3), durante a “Manhã de Beleza”, evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, organizado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (Susam).
A programação teve início às 8h30, no Ambulatório da FCecon (Dom Pedro, zona Centro-Oeste), e foi organizada pelo Departamento de Prevenção e Controle do Câncer da unidade hospitalar (Dpcc), com o apoio das ONGs Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas.
A “Manhã de Beleza” teve como objetivo elevar a autoestima das pacientes que fazem o tratamento contra o câncer e reforçar a Política de Humanização desenvolvida no âmbito do hospital. A programação incluiu a entrega de perucas às pacientes, cortes de cabelo, maquiagem, sorteio de brindes, apresentação musical e design de sobrancelhas. Cerca de 300 pessoas participaram das atividades.
De acordo com a diretora-presidente da Fundação, engenheira biomédica Ana Paula Lemes, o principal objetivo do projeto é resgatar a autoestima de quem luta contra o câncer, fortalecendo os laços entre profissionais de saúde e pacientes.
Membro do Dpcc-FCecon, a assistente social Aleksandra Oliveira pontuou sobre a importância das mulheres se olharem no espelho e sentirem segurança, mesmo durante o tratamento oncológico. “É uma forma de enfrentar a doença por meio do amor próprio. Posso, estou aqui e irei vencer”, orientou.
Exemplo de superação – Um exemplo de garra e superação. Assim se auto define a aposentada Maria Raimunda, 64, que descobriu que estava com câncer na mama direita há dez anos. O tumor maligno, estágio dois, foi considerado tratável, apesar de já ter ultrapassado a fase inicial da doença. Ela contou que no início a notícia a abalou. mas, em 2009, deu início ao tratamento na FCecon. No ano seguinte já estava fazendo quimioterapia e radioterapia. “Foi difícil. A mama teve que ser retirada (mastectomia radical), os cabelos caíram. Fiz fisioterapia por três meses para recuperar os movimentos do braço direito. Foram anos de luta contra a doença. Contudo, hoje posso contar a vitória”, comemorou.
Segundo dona Raimunda, como é carinhosamente chamada por profissionais e voluntários que atuam na FCecon, há cinco anos ela obteve alta oncológica, depois de ter passado por acompanhamento multidisciplinar na instituição. Anualmente, ela passa por consultas com um mastologista. “Durante esses anos, ouvi tantas histórias de outras mulheres que tiveram recidiva (quando a doença volta em outras localizações). Mas, graças a Deus, o meu não voltou”, comemorou.
Com um sorriso no rosto, ela contou que a doença promoveu diversas transformações em sua vida. Mudou os hábitos alimentares, busca ingerir alimentos saudáveis e também faz exercícios físicos todos os dias, caminhadas, academia e hidromassagem. A rotina é considerada por especialistas como preventiva, não só do câncer, mas de outras diversas doenças, como as cardiovasculares.
“A FCecon está de parabéns pela iniciativa para humanizar o atendimento. Trata-se de um momento de conscientização e sensibilização. Os pacientes não podem desistir do tratamento, por mais difícil que pareça. Adorei a Manhã de Beleza. Cortei o cabelo, fiz maquiagem para ficar mais linda do que sou. Parabéns a todas as mulheres”, concluiu a paciente.
FOTOS: VALDO LEÃO / SECOM