OUTUBRO ROSA – FCecon desenvolve ação de rastreio do câncer de colo uterino em Itacoatiara

laço

Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), realizará, no próximo sábado (21), em Itacoatiara (a 272 quilômetros de Manaus), mais uma ação do projeto ‘100 coletas para viver sem câncer’. O objetivo é promover o rastreio do câncer de colo uterino, o mais incidente entre as mulheres no Estado. A programação faz parte do cronograma do Movimento Mundial Outubro Rosa e inicia às 8h30, com previsão de término às 15h, no Centro de Especialidades de Itacoatiara (CEI), na Avenida Sete de Setembro, sem número, em frente ao Estádio Floro de Mendonça.

A ação faz parte do projeto de interiorização da FCecon, e visa estabelecer um cronograma fixo anual, de ações dessa natureza, abrangendo municípios polo e da Região Metropolitana de Manaus, frisou o diretor-presidente da FCecon, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci.

Na ocasião, serão ofertados 100 exames preventivos, conhecidos popularmente como Papanicolau. O material será trazido para Manaus e analisado, através da metodologia de citologia em meio líquido, no Laboratório de Citopatologia da unidade hospitalar. A expectativa é que em 60 dias os resultados sejam disponibilizados às moradoras da localidade. Estão envolvidos na atividade profissionais dos serviços de Farmácia, Enfermagem, Quimioterapia e Ambulatório da FCecon. A ação contará com o apoio da vereadora de Itacoatiara, Cheila Moreira, que auxiliou na logística do projeto no município.

Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa acontece há 13 anos no Amazonas. O movimento foi iniciado nos Estados Unidos, na década de 90, com o propósito de sensibilizar a população feminina sobre a importância dos exames que podem diagnosticar precocemente o câncer de mama, o de maior incidência no mundo e o que mais mata. No Amazonas, por ocasião do alto índice de colo uterino, esse tipo da doença foi incorporado ao tema.