Rede Feminina Estadual completa 33 anos
A Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer realizou, ontem (03/05), no Ambulatório da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), um evento comemorativo ao Dia das Mães e aproveitou a ocasião para celebrar o 33º aniversário da entidade, criada em 1978. A festa acompanha o calendário da Rede Feminina Nacional e marca o início das atividades das 28 novas voluntárias, que assumiram o lugar das fundadoras do grupo, as quais encerraram suas atividades em dezembro de 2010.
Cerca de 150 pessoas participaram do sorteio de brindes e distribuição de lanches no hospital, localizado na rua Francisco Orellana, Planalto, Zona Centro-Oeste de Manaus. De acordo com a presidente da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer, enfermeira Marília Muniz, as voluntárias – que passaram por oficina de treinamento em março deste ano, após seleção realizada no mesmo mês – atuarão pelo menos uma vez por semana na FCecon prestando apoio psicológico e social aos pacientes. Ela explica que as portas estão sempre abertas para novas interessadas. Basta ter mais de 18 anos e comprometimento para se doar à causa, além de tempo disponível. “A voluntária pode escolher se quer atuar no leito ou na administração. Mas só de pegar na mão do paciente ou escutá-lo já faz um bem enorme”, salienta. O trabalho das integrantes do grupo começa com a recepção do paciente na fundação, seguida do apoiando que vai desde a consulta até a alta, se estendendo também aos doentes terminais. As interessadas podem obter maiores informações pelo telefone 3655-4603.
O diretor-presidente da FCecon, Dr. Edson Andrade, esteve presente no evento e destacou a importância de atos voluntários para os funcionários e pacientes da unidade hospitalar. “Esse evento serve para festejarmos o esforço da sociedade em compartilhar as dificuldades de vida de cada um. O hospital tem a função de agregar o que de melhor a ciência pode oferecer, mas não é o suficiente. A solidariedade e essa participação são muito importantes”, assegura.
A Rede Feminina é uma entidade assistencial cujo objetivo é sensibilizar a sociedade quanto à importância da prevenção e combate ao câncer, bem como dar voz à luta contra as neoplasias.
Apoio
Além da rede, a FCecon conta com o apoio de outros grupos independentes, a exemplo da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc). O presidente da entidade, Hildeberto Dias, explica que atualmente, o grupo recebe o apoio de aproximadamente 12 mil filiados à rede, que doam R$ 20 todos os meses. A verba é aplicada, entre outras ações, na compra de cestas básicas comuns e especiais para pacientes de menor poder aquisitivo ou que necessitam de uma dieta específica. Ele lembra que a Lacc está sempre em busca de novos colaboradores, e, para os interessados, basta entrar em contato por meio do call center 2101-4900.