Pacientes com câncer participam de atividade alusiva ao Dia Internacional da Mulher
No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira, 8, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), desenvolveu uma programação especial voltada às pacientes, acompanhantes e funcionárias da instituição. De acordo com o diretor-presidente, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci, a ação faz parte do cronograma de reforço à Política Nacional de Humanização (PNH) no âmbito do hospital.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC-FCecon) e as ONGs Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e Rede Feminina de Combate ao Câncer. O Salão Mega Hair e a Companhia Cinderela, vinculada ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), participaram como colaboradores, além dos acadêmicos de fisioterapia da faculdade Uninorte e voluntários do grupo de animação hospitalar Rei David.
Durante a atividade, houve distribuição de brindes, lanches, massagem facial e corporal, estética facial, maquiagem, doação de perucas e lenços a mulheres em tratamento quimioterápico, conforme a coordenadora de atenção oncológica da Fundação, enfermeira Marília Muniz. Cerca de 100 mulheres foram contempladas, entre 9h e 12h. Elas foram recepcionadas no Serviço de Fisioterapia da Fundação.
Além de humanizar o ambiente hospitalar, a ação também ajudou a recuperar a autoestima de pacientes com câncer em tratamento. Para a dona de casa Odinéia Martins, 42, que tenta superar um câncer de mama, o momento foi de confraternização e alegria. “Esse evento é algo muito importante para nós, que estamos doentes. Estou muito feliz e satisfeita com minha nova peruca”, ressaltou. Ela foi uma das beneficiadas pelo Banco de Perucas da Rede Feminina, que recebe diversas doações de cabelo ao longo do ano.
A comerciante Rosilene Neves, 50, ex-paciente da FCecon, participou da atividade como a doação de lenços e lanches. “Esses momentos são importantes para incentivar as mulheres, trazer força e alegria, e eu vim aqui para mostrar que, assim como eu venci o câncer, elas também podem vencer”, assegurou.
O cabeleireiro Elias Torres, 42, trabalha há três anos, de forma voluntária, na confecção de perucas com cabelos naturais doados às ONGs. “ O retorno que eu tenho é a divulgação do meu trabalho, feito com amor e carinho para essas mulheres”.