Profissionais da FCecon participam do treinamento em Gestão de Qualidade
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), promoveu, na última semana, um treinamento voltado aos gestores dos seus serviços, abordando a temática “Gestão de Qualidade”. A atividade é a primeira de uma série de encontros, os quais objetivam preparar os profissionals para a implantação da ISO 9000, certificação composta por normas técnicas voltadas justamente à melhoria da qualidade na gestão.
Em 2014, a FCecon, unidade de referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental, iniciou a busca pela certificação, com o objetivo de otimizar o serviço oferecido ao usuário e proporcionar melhorias no âmbito interno. À época, foram realizados treinamentos e reuniões, no intuito de traçar um diagnóstico institucional, apontando dificuldades e sugestões de melhorias.
Na última semana, este ciclo teve continuidade, com a realização de uma dinâmica interna, na qual participaram, ao todo, 16 profissionais. Segundo o gestor da Comissão de Qualidade e gerente do Banco de Sangue da FCecon, farmacêutico bioquímico Kléber Brasil, o processo possibilitará o aprimoramento dos serviços por meio do monitoramento de objetivos e indicadores, os quais contribuirão para a definição de ações, eventuais correções e a otimização de cada setor.
“O importante é fazer com que a organização consiga manter um padrão de qualidade. Para isso, o profissional precisa ter uma visão sistêmica do funcionamento da empresa, permitindo o alcance mais eficiente dos resultados desejados”, explica.
O padrão do sistema a ser adotado é internacional e, inicialmente, a aposta será no treinamento de pessoal. A partir daí, será montado um cronograma a ser seguido pelos gestores individuais de cada setor, com vistas a alcançar os pré-requisitos para a ISO.
Kléber destaca que a idéia é fazer com que os treinamentos ocorram pelo menos uma vez por mês, com a atualização dos colaboradores e profissionais sobre a execução de tarefas e atividades voltadas às melhorias propostas. A busca pela certificação envolve um conjunto de ações, entre as quais, se destacam: avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras, melhoria da qualidade de materiais, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos.
O quê é a ISO?
A ISO 9000 é uma certificação concedida com base em um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão de qualidade. A ISO é uma organização não-governamental criada em Genebra e que está presente em dezenas de países, e cuja função é promover a normatização de produtos e serviços com melhorias contínuas de qualidade.