19a Semana de Enfermagem da FCecon começa com público recorde
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) deu início, nesta quarta-feira (13), à programação da 19a Semana de Enfermagem da instituição, com cursos denominados ‘pré-evento’, os quais reuniram centenas de participantes, entre estudantes e profissionais da área da saúde. Ao todo, 204 pessoas inscreveram-se, ultrapassando a estimativa inicial de 180 vagas. A atividade tem por objetivo promover a atualização profissional e a troca de experiência dentro das várias vertentes da profissão.
A abertura oficial do evento acontece amanhã (14), no auditório da unidade hospitalar vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), localizada na rua Francisco Orellana, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, no horário da manhã. “A alta adesão à Semana da Enfermagem na fundação mostra o comprometimento dos profissionais da área em se aperfeiçoarem cada vez mais, buscando novas técnicas e contribuindo para a melhoria da assistência ao paciente, já que a enfermagem é uma profissão de extrema importância para a área da saúde”, destacou o diretor-presidente da instituição, pneumologista Edson de Oliveira Andrade.
A atividade, coordenada pela Diretoria de Ensino, através da enfermeira Júlia Mônica Benevides, acontece na semana em que é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem, que abrange os seguintes profissionais da área: técnicos, auxiliares e enfermeiros. A primeira palestra, ocorrida nesta quarta-feira, foi ministrada pelo enfermeiro estomaterapeuta Ricardo Xavier, da FCecon, que abordou o seguinte tema: “Sistematização da assistência de enfermagem ao paciente ostomizado”.
Após uma breve introdução sobre aparelho digestivo e sua função, Xavier falou sobre a ostomia em si (abertura de órgão para acesso externo), técnica aplicada comumente na área oncológica. Entre os exemplos citados, estiveram a traqueostomia (orifício na traqueia aplicado a pacientes com dificuldade respiratória) e a colostomia (exteriorização do intestino grosso para a eliminação de gases ou fezes). Na explanação, ele abordou os cuidados que essas e outras técnicas aplicadas ao paciente exigem no âmbito hospitalar.
A programação continuou no horário da tarde, com o curso “Cuidados paliativos – abordagens e técnicas”, com a enfermeira Maria de Nazaré Corrêa de Azevedo, que também atua na unidade hospitalar, junto ao Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos (Stdcp).
Na quinta-feira, segundo dia de atividades, estão programadas palestras com os temas “Panorama do câncer na FCecon – uma visão do Registro Hospitalar de câncer”, “Cuidados de enfermagem com nefrostomia”, “Ações e impacto na prevenção e combate ao câncer no Amazonas”, e “Hipodemóclise em cuidados paliativos”, todas conduzidas por convidados, como o enfermeiro Ivan da Silva Mendonça (Stdcp) e a enfermeira Marília Muniz (chefe do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer – FCecon). Haverá, ainda, a exibição de um vídeo sobre a importância da nutrição no processo de cicatrização, produzido pelo Dr. Adriano Mehl, do A.C Camargo Center, um dos maiores centros de referência no tratamento de neoplasias malignas do País.
O processo de humanização, a oncologia pediátrica, a terapia nutricional e o cuidado na enfermagem com pacientes traqueostomizados – este último com a apresentação de vídeo elaborado por uma enfermeira convidada também do A.C. Camargo -, são outros temas cujas abordagens ocorrem no segundo dia do ciclo de palestras. O evento encerra na sexta-feira, com as explanações sobre “Qualidade de vida do paciente oncológico” e “A importância da 5a Sinal Vital – dor oncológica”, com um convidado do laboratório Mundipharma, com sede em São Paulo (SP). Nos dois dias de atividades a programação acontece nos horários da manhã e tarde. As inscrições foram encerradas na última segunda-feira devido a alta adesão ao evento.
“Este ano, recebemos um público muito maior ao de 2014, o que mostra que a Semana da Enfermagem vem se tornando uma tradição no Amazonas. O evento, que recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), é de extrema relevância, pois, além de promover a atualização profissional, também possibilita a troca de experiências entre as mais diversas áreas da enfermagem, entre elas, a oncológica, que é muito vasta, já que atuamos em uma unidade de referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental”, destacou a coordenadora do evento, enfermeira Júlia Mônica Benevides.