Acesso à Informação

Perguntas Frequentes

  1. Como faço para ter acesso ao tratamento especializado disponibilizado pela FCecon?

A Fundação Cecon é um hospital de alta complexidade especializado no tratamento do câncer, por este motivo admite somente usuários com diagnóstico confirmado para a doença. A exceção é para tumores do sistema nervoso central, neoplasia pancreática, neoplasia renal, neoplasia de origem ovariana, neoplasia trofoblástica (seguindo critérios determinados), tumores de testículo, tumores retroperitoneais, tumores de fígado com alfafetoproteina maior que 200ng/ml e tumor de próstata com PSA igual ou maior que 200ng/ml, onde é possível abrir prontuário com exame de imagem que aponte a suspeita de câncer.

O tratamento é disponibilizado após a abertura do prontuário médico, o qual é feito no setor de Triagem Ambulatorial, localizado no Ambulatório da unidade hospitalar.

 

  1. Quais os documentos necessários para a abertura de prontuário?

Os documentos necessários para a abertura de prontuário são o documento de identidade – RG, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o comprovante de residência, o laudo de biópsia com o diagnóstico de câncer e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para casos de câncer de mama, é necessário ainda o laudo de imunohistoquímica. Nos casos de tumores do sistema nervoso central, neoplasia pancreática, neoplasia renal, neoplasia de origem ovariana, neoplasia trofoblástica (seguindo critérios determinados), tumores de testículo, tumores retroperitoneais, tumores de fígado com alfafetoproteina maior que 200ng/ml e tumor de próstata com PSA igual ou maior que 200ng/ml, onde é possível abrir prontuário com exame de imagem que aponte a suspeita de câncer.

Após a abertura do prontuário, o usuário é encaminhado para agendar sua primeira consulta médica no balcão do Serviço de Atendimento Médico e Estatístico (Same), o qual funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, exceto feriados e pontos facultativos.

 

  1. Quem pode realizar a abertura do prontuário?

A abertura do prontuário pode ser realizada por um familiar de primeiro grau (pai, mãe e/ou filho). É preciso que o representante do usuário apresente documento de identificação com foto e esteja autorizado, previamente, pelo futuro paciente.

 

  1. A Fundação Cecon disponibiliza tratamento para tumores benignos?

A unidade hospitalar atende somente usuários com diagnóstico de câncer, o qual é feito em unidades da rede pública de saúde. A exceção é para os casos de lesões pré-malignas no colo do útero, conhecidas como NIC 2 e NIC 3.

 

  1. É possível solicitar a antecipação da consulta com o médico?

O pedido de antecipação de consulta médica deve ser formalizado na Ouvidoria da Fundação Cecon, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h ao meio-dia, com exceção de pontos facultativos e feriados, quando não há funcionamento. O pedido de antecipação de consulta é avaliado pela área técnica. 

 

  1. Qual o procedimento para solicitar a cópia do prontuário?

A solicitação de cópia de prontuário do usuário é feita junto ao Serviço Social, localizado no Ambulatório do hospital, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. O pedido deve ser feito de forma presencial, em formulário disponibilizado pelo setor. O solicitante deve apresentar o documento de identificação com foto e a cópia do cartão do usuário – frente e verso -, a fim de se comprovar o parentesco (pai, mãe e/ou filho). Caso não se encaixe nestes perfis, é necessário apresentar procuração para comprovar a responsabilidade para com o usuário. 

 

  1. A Fundação Cecon recebe doação de cabelo? 

A unidade hospitalar não recebe doação de cabelo. A doação de cabelo pode ser feita às Organizações Não Governamentais (ONGs) que trabalham com a causa câncer. 

 

  1. Qual o procedimento para a realizar agendamento de consulta médica? 

O agendamento da consulta médica é feito somente de forma presencial no balcão do Same. É preciso apresentar documento de identificação com foto e o cartão do usuário. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30. 

 

  1. Qual o procedimento para solicitar o laudo médico? 

A solicitação do laudo do tratamento médico é feita ao próprio médico que acompanha o usuário, durante a consulta.  

 

  1. Como é possível obter informações sobre estágio voluntário na Fundação Cecon? 

As informações sobre estágio voluntário podem ser obtidas por meio dos links http://www.fcecon.am.gov.br/estagio-academico/ e https://www.fcecon.am.gov.br/estagio-profissional/

 

  1. A Fundação Cecon disponibiliza serviço de Urgência e Emergência?

O hospital disponibiliza o serviço de Urgência e Emergência para atendimentos de casos urgentes, que funciona 24 horas, todos os dias da semana. 

 

  1. Como faz para solicitar a 2ª via do cartão do usuário, em caso de extravio?

É preciso comparecer ao balcão do Same, com documento de identificação com foto, e solicitar a 2ª via.  O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, exceto sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.