FCecon promove 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), promoveu, nesta quarta-feira (23/10), a 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). O evento foi realizado no auditório Dr. João Batista Baldino, localizado no 3º andar da unidade hospitalar.

Com o tema “Segurança é vida. Se você não cuida, você perde”, a Sipat tem como objetivo divulgar, orientar e sensibilizar todos os trabalhadores da unidade hospitalar para a importância da prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. As ações seguem as orientações do item 5.16, alínea “o”, da NR 5 do Ministério do Trabalho.

Os trabalhadores contaram com palestras sobre o balanço da Cipa Gestão 2024, a entrega dos mapas de risco, implicações jurídicas dos atestados falsos, ginástica laboral, resíduos hospitalares, alimentação saudável e doenças crônicas não transmissíveis, saúde mental do trabalhador e acidentes de trabalho e seus impactos.

Conforme a presidente da Cipa, Ângela Gioia, o objetivo é cumprir as normas regulamentadoras e, assim, promover, anualmente, a Sipat e as ações voltadas para a saúde e segurança do trabalhador. “Queremos que os trabalhadores tenham em mente a relevância de se trabalhar com segurança”, frisa.

Ao longo da gestão de 2024, Gioia disse que foi dado ênfase às inspeções em todos os setores de assistência à saúde, atividade com a finalidade de identificar perigos e realizar a avaliação de riscos. Ela explicou que também foram adotadas medidas para correção e preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador.

A Cipa em cumprimento às Normas Regulamentadoras (NR 09 e NR-1), dentro do Programa de Gerenciamento de Risco, conforme Gioia, elaborou os Mapas de Risco em conjunto com a empresa contratada da saúde do trabalhador, todos atualizados por meio de vistoria em todos os setores, a fim de informar os riscos de exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos.

 

 

Texto: Luís Mansueto/FCecon

Fotos: Dreyceane Soares/FCecon