Na FCecon, Navegação de Paciente auxilia no atendimento de mulheres

Débora Larissa Silva do Nascimento, 29 anos, foi diagnosticada com câncer de mama dois dias antes do aniversário de 27 anos, em 2022. Ela conta que a notícia foi inesperada, mas, ao mesmo tempo, sente que descobriu no momento certo para iniciar o tratamento de forma rápida e eficaz.

Hoje paciente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Débora Larissa disse que o serviço de Navegação de Pacientes tem sido essencial no processo de tratamento do câncer de mama. “A equipe foi acolhedora, sempre com um sorriso e disposta a ajudar em cada passo. Senti-me segura em um ambiente que, inicialmente, era tão assustador”, disse.

Débora Larissa é uma das diversas mulheres atendidas pelo serviço de Navegação de Pacientes, o qual foi implementado pela unidade hospitalar, em julho de 2019. No primeiro semestre de 2024, o serviço realizou 1.379 consultas de enfermagem, ao orientar, encorajar e apoiar as mulheres durante a jornada oncológica para garantir o sucesso do tratamento contra o câncer de mama.

O modelo de atendimento Navegação de Paciente, adotado pela FCecon, visa melhorar a experiência do paciente durante o tratamento, eliminando barreiras e proporcionando um acompanhamento personalizado.

Redução de burocracia

O setor de Navegação, frisou Débora Larissa, foi crucial para acelerar o tratamento, ao cuidar de toda a burocracia e encaminhamentos necessários. Ela disse que as enfermeiras e os técnicos de enfermagem garantiram que tudo fluísse de maneira eficiente, o que lhe deu tranquilidade para focar na recuperação.

“Até hoje, a equipe da Navegação continua sendo uma fonte de apoio e cuidado. Sempre que preciso de orientação ou suporte, eles estão lá para ajudar, com a mesma energia positiva e disposição que senti desde o começo. Eles continuam sendo uma parte fundamental da minha jornada”, agradeceu Débora Larissa.

Agilidade no atendimento

Conforme a gerente do serviço de Mastologia, Hilka Espírito Santo, desde sua implementação, o serviço de Navegação de Pacientes promoveu melhorias, principalmente, no que tange a agilidade, organização e priorização no atendimento de casos graves. “O serviço foi criado com a finalidade de agilizar e garantir a continuidade do tratamento em tempo oportuno do início ao fim – do diagnóstico ao tratamento”, destacou.

As mulheres que passam pelo serviço, segundo a médica mastologista, contam com enfermeiras e técnicas de enfermagem treinadas, as quais guiam as pacientes pelo agendamento de outras especialidades, por exemplo, ao serviço de Imagem, Oncologia clínica, Radioterapia e Serviço Social, nos casos de pacientes de pré-operatório.

A médica explica que a enfermeira navegadora precisa orientar a paciente com carinho e atenção, uma vez que essa mulher passou com o médico mastologista e está sensível com tudo o que está acontecendo. “No setor, são repassadas orientações de exames, marcação de consultas e encaminhamento para as mais diversas especialidades. As informações precisam ser repassadas de forma clara, objetivo e com sensibilidade, pois ela sai da consulta temerosa”, disse a médica mastologista.

Texto: Luís Mansueto/FCecon

Fotos: Dreyceane Soares/FCecon