FCecon é homenageada na Aleam por seus 49 anos de serviços à população

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), foi homenageada, nesta segunda-feira (26/06), em sessão especial, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), pelos 49 anos de criação da instituição completados no dia 25 de junho.

A sessão especial na Aleam foi proposta pelo deputado estadual Delegado Péricles e reuniu representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de servidores da FCecon e convidados.

A direção da instituição recebeu uma placa pelos serviços prestados à população nestes 49 anos e 41 servidores foram homenageados com certificados.

“A Fundação Cecon vem avançando nos últimos anos em novos equipamentos, ampliação de serviços, realizando procedimentos de alta complexidade. Toda esta evolução deve-se, especialmente, aos servidores desta casa que atuam com profissionalismo e dedicação”, disse o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão.

Dentre os servidores homenageados estava Fátima Kanawati, que atua na Fundação desde a criação do hospital. A profissional iniciou na instituição como recepcionista, passou por diversos setores e hoje é responsável pela Central de Leitos da unidade.

“Eu estou há 49 anos na Fundação Cecon. Costumo dizer que lavei o hospital para poder inaugurar. Foi meu primeiro emprego e é minha segunda casa. Tenho a missão de ajudar os pacientes na Fundação Cecon”, disse Fátima.

A instituição

A FCecon foi fundada em 25 de junho de 1974, como Centro de Oncologia (Cecon). Em 1989, a unidade hospitalar foi transformada em Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas. Possui em torno de 1.300 servidores, entre estatutários e terceirizados que atuam nas áreas assistencial e administrativa.

Único hospital que oferece tratamento contra o câncer no Estado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a FCecon oferta cirurgias, quimioterapia e radioterapia, além de cuidados paliativos e exames. Conta com uma equipe capacitada e apta para desenvolver procedimentos de alta complexidade, atendendo pacientes do Amazonas, Pará, Roraima e de países vizinhos.

Além dos serviços médicos, a FCecon desenvolve ações para ampliar o conhecimento sobre a prevenção ao câncer, como as campanhas Março Lilás, Outubro Rosa e Novembro Azul, e atividades e treinamentos para profissionais de saúde dos municípios acerca do controle do tabagismo.

A Fundação Cecon também realiza estudos na área da oncologia, buscando melhorias na assistência prestada aos pacientes oncológicos.

 

Texto: Laís Pompeu/FCecon

Fotos: Luís Mansueto/FCecon e Hudson Fonseca/Aleam