Congresso de Enfermagem Oncológica da FCecon abordará novas tecnologias e qualidade na assistência

O uso de aplicativo de mensagens na gestão da Enfermagem e a assistência oncológica segura serão alguns dos assuntos tratados pelo 6º Congresso de Enfermagem Oncológica da Região Amazônica. O evento é uma das atividades científicas paralelas ao 6º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia, que acontece nos dias 11 e 12 de novembro, totalmente on-line.

O Pan-Amazônico de Oncologia é uma iniciativa da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e promoverá discussões sobre o autocuidado dos profissionais de saúde, cuidados paliativos e terapia da dor, qualidade de vida do paciente oncológico, humanização do cuidado, casos de sucesso, dentre outros.

A coordenadora do 6º Congresso de Enfermagem, enfermeira Julia Monica Benevides, explica que o evento ocorrerá no auditório Rio Solimões, no segundo dia, 12 de novembro, das 8h30 às 13h. Ela diz que os profissionais convidados apresentarão atualizações de abordagens ao paciente, assistência com o uso de novas tecnologias na gestão da Enfermagem e qualidade dos serviços disponibilizados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Aplicativo de mensagem – Também coordenadora do congresso, a enfermeira Ana Elis Guimarães aponta que o evento apresentará a experiência da Fundação Cecon no uso de um aplicativo de mensagens de forma auxiliar na gestão de Enfermagem. Ela lembra que não há como o gestor estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

“O aplicativo é útil na comunicação entre os supervisores, planejamento de remanejamento de funcionários, checagem de escala e, principalmente, massificação da transmissão de comunicados e convocações”, frisa.

Segundo Ana Elis, a palestra “Aplicativo de mensagens como ferramenta de comunicação interna na gestão da assistência hospitalar” será ministrada pela gerente de Enfermagem da FCecon, Shirley Fragoso Monteiro.

Assistência oncológica – O estado do Amazonas, ainda segundo Ana Elis, tem potencial para o desenvolvimento da enfermagem oncológica, por isso, entre os objetivos do congresso está a apresentação de possibilidades como forma de avançar na qualificação e valorização da área.

“O congresso apresentará o caso da enfermeira Lelia Martin, de Salvador/BA, que, por meio de sua experiência profissional tem contribuído com a enfermagem oncológica. Ela tem empreendido promovendo atividades de ensino na área da oncologia”, pontua Ana Elis.

Pan-Amazônico – O congresso ocorrerá nos dias 11 e 12 de novembro e está com inscrições abertas pelo site https://panamazonicodeoncologia.com. O 6º Pan-Amazônico conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), dentre outros parceiros.

 

Texto: Luís Mansueto/FCecon

Foto: Jadson Souza/Estagiário FCecon