Profissionais da Fundação Cecon passam por treinamento sobre fluxo de medicamentos quimioterápicos

treinamento farmácia einstein 2Funcionários da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) passam por um treinamento ministrado por especialistas em gestão em farmácia oncológica do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, nesta sexta-feira (18/10) e sábado (19/10). O curso aborda o fluxo de medicamentos quimioterápicos.

Farmacêuticos, enfermeiros da infusão de quimioterapia e médicos da Oncologia Clínica da Fundação Cecon, que atuam no processo da quimioterapia, participam do treinamento, que ocorre na própria unidade hospitalar, na zona Centro-Oeste de Manaus.

O fluxo de medicamentos envolve desde a prescrição médica do oncologista clínico, a checagem da prescrição pelo farmacêutico até a manipulação e a segurança na aplicação no paciente.

Temas – Dentro do treinamento, há temas como legislação e ética aplicada à farmácia oncológica, gestão de estoque, farmacoeconomia, farmacovigilância, prática segura no uso de medicamentos e gerenciamento de riscos.

Modelo – Segundo a oncologista e gerente da Oncologia Clínica da FCecon, Gilmara Resende, os profissionais do Hospital Albert Einstein são especialistas em gestão em farmácia oncológica e trarão modelos e informações que servirão de atualização para a Fundação.

“Queremos nos basear no modelo viável economicamente que o hospital trará, para que consigamos gerar farmacoeconomia e consigamos gerar dados e, além disso, gerar segurança para o paciente dentro desse fluxo”, explicou Resende.

O fluxo pode servir de exemplo para a Fundação, dentro da realidade do Amazonas.

 

 

Texto: Laís Motta/FCecon

Foto: Divulgação