Outubro Rosa: pacientes da FCecon têm dia de modelo em sessão de fotos
Um momento de autoestima elevada, vaidade e vitória. Mulheres que fazem tratamento de câncer de mama na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) tiveram um dia de modelo na segunda-feira (14/10) e fizeram uma sessão de fotos para mostrar como lidam com a perda de uma ou das duas mamas.
A iniciativa é de alunos do curso de fotografia do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e do serviço de Fisioterapia do hospital, setor que atua na reabilitação das mulheres que passam pela mastectomia com orientações no pós-operatório.
Autoestima – A ideia da sessão de fotos é trabalhar a autoconfiança dessas mulheres, o que ajuda no tratamento, afirma a fisioterapeuta da FCecon, Alessandra Ferreira, uma das responsáveis pela ação.
“Nosso objetivo é que elas se sintam ainda mais bonitas. Não só a parte física, a melhora do movimento, mas também o seu autoconhecimento, seu amor próprio, seu autocuidado. Isso é muito importante para elas”, avalia ela.
As três pacientes passaram por cirurgias na mama e agora estão ou nas sessões de quimioterapia ou de radioterapia na Fundação Cecon. Uma delas é a universitária Jéssica Andrade, de 26 anos, que descobriu que tinha câncer de mama em 2018, quando viu um líquido semelhante a leite saindo de um de seus seios.
Ela, que é natural de Boa Vista (RR), veio para Manaus para fazer o tratamento e já passou por sessões de quimioterapia e retirou a mama esquerda em maio deste ano. Jéssica já iria iniciar a radioterapia, quando sua médica descobriu um novo nódulo no pescoço, que pouco tempo depois foi retirado. “A vida continua, a gente não pode abaixar a cabeça. Hoje em dia o que a mata a pessoa é a depressão”, contou Jéssica.
A universitária, que teve um dia de modelo sendo maquiada e tirando as fotos, contou que as fotografias ajudam no tratamento. “É muito bom pra ajudar a autoestima minha e das outras mulheres. É bom demais”, comemorou, destacando que pretender fazer um quadro das fotos.
Marcar a história – Segundo o instrutor de fotografia do Cetam, Paulo Leanderson Gomes, 20 alunos do curso participam da ação para colocar na prática o que aprenderam na sala de aula.
A FCecon foi escolhida para mostrar como os pacientes podem vencer as dificuldades que enfrentam com a doença. “A fotografia em si, além de registrar esse momento, marca uma história e traz essa autoestima, aumenta essa autoestima, faz com que a pessoa se sinta melhor. A nossa conscientização é para que eles (alunos) possam fazer parte dessa história, fazer fotos que possam trazer a alegria ao coração dessas mulheres”, destacou o instrutor.
Álbum – As fotos das ‘modelos por um dia’ estarão em álbuns personalizados que serão entregues a elas no próximo dia 22 de outubro, às 11h, quando o serviço de Fisioterapia fará uma festa para os pacientes e funcionários do setor na FCecon.
Com a autorização das mulheres, as fotografias também serão expostas no Centro de Convivência Miranda Leão, ao lado da Arena Amadeu Teixeira, zona Centro-Sul de Manaus, no dia 18 de outubro, a partir das 18h.
Texto e fotos: Laís Motta/FCecon