Diretor-presidente da FCecon recebe maior honraria do Poder Legislativo

Com 34 anos de atuação na medicina, o diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Gerson Mourão, vai receber a Medalha de Ouro da Cidade de Manaus nesta sexta-feira (19/07). O prêmio é concedido pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) e é considerado a maior honraria do Poder Legislativo Municipal. Gerson Mourão

Gerson Antônio dos Santos Mourão tem 64 anos, dos quais 28 anos dedicados à Fundação Cecon. É médico mastologista, ginecologista, obstetra, cirurgião oncoplástico e de reconstrução mamária, com experiência nessas áreas e em cirurgia de videolaparoscopia.

O médico foi, inclusive, o primeiro a realizar um procedimento de videolaparoscopia ginecológica na FCecon e o pioneiro em técnicas de conservação de mama e axila no Amazonas.

Formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e especializado em residência médica pela Universidade de Brasília (UnB), Mourão foi o primeiro médico a receber o título de especialista em Mastologia no Amazonas. É membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), tendo fundado a Regional da SBM no estado.

Direção – O médico mastologista foi nomeado diretor-presidente da FCecon pelo governador do Estado, Wilson Lima, em decisão publicada no dia 11 de janeiro de 2019, no Diário Oficial do Estado (DOE), para um mandato de quatro anos.

Em pouco mais de seis meses de gestão, a Fundação Cecon lançou importantes projetos, como Março Lilás e Ver e Tratar o Colo Uterino, voltados à prevenção de câncer em mulheres. Além destes, foi implantada a Farmácia Satélite, para otimizar de forma prática e racional o uso de medicamentos em procedimentos cirúrgicos.

Solenidade – A Medalha de Ouro Cidade de Manaus será entregue ao médico Gerson Mourão nesta sexta-feira (19/07), às 10h, no Plenário Adriano Jorge, na Câmara Municipal de Manaus, que fica na rua Padre Agostinho Caballero Martin, 850, bairro São Raimundo, zona oeste da capital.

“Eu me sinto muito honrado e grato por essa homenagem da Câmara Municipal de Manaus. São muitos anos dedicados à medicina, e só queremos poder dedicar mais e mais e usar nosso conhecimento em prol da população do Amazonas”, disse Mourão.

 

Texto e foto: Laís Motta/FCecon